Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Algodão Paraíba inicia beneficiamento da safra 2018

Notícias

Projeto Algodão Paraíba inicia beneficiamento da safra 2018

O Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) começou, nesta semana, o beneficiamento da safra agrícola do Projeto Algodão Paraíba. A ação acontece no município de Sousa, no Alto Sertão, e irá processar em torno de 50 toneladas de algodão agroecológico em rama.

De acordo com o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo Soares, do total das 50 toneladas previstas devem sair sementes suficientes para o plantio da safra de 2019, que deverá atingir uma área de aproximadamente 300 hectares. A variedade cultivada será a BRS 286, desenvolvida pela Embrapa Algodão.

Ele explicou que todo o processo de beneficiamento do algodão tem parceria da Emprapa Algodão, responsável pela manutenção da qualidade genética da semente, e da Indústria Textil Norfil SA, que garante logística de beneficiamento da semente. Adiantou que a distribuição das sementes ocorrerá no início de janeiro do próximo ano, nas regiões do Semiárido paraibano e em março para as regiões do Agreste.

Na avaliação do diretor Técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, a importância do Projeto Algodão Paraíba está na possibilidade dos agricultores familiares paraibanos se inserirem no processo de desenvolvimento local sustentável. Ele disse que a ideia é expandir cada vez mais o projeto, que já atinge 11 das 15 regiões administrativas da Emater no Estado, beneficiando mais de 100 famílias agricultoras, em 45 municípios. O projeto registrou desde o início, em 2016, até agora um crescimento superior a 400%, já que a primeira safra colheu 11 toneladas de algodão branco em rama

.

Voltar para o topo
Secretaria de Estado da Comunicação Institucional