Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Música da Paraíba homenageia o ‘Mestre Sivuca’
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Música da Paraíba homenageia o ‘Mestre Sivuca’

Notícias

Festival de Música da Paraíba homenageia o ‘Mestre Sivuca’

O governo do Estado decretou 2020, o ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’, período em que todos os órgãos e eventos públicos devem promover honrarias ao artista paraibano. Com isso, o III Festival de Música da Paraíba presta sua homenagem ao artista, que fez sucesso com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo.

Nascido em 26 de maio de 1930, em Itabaiana, agreste paraibano, Severino Dias de Oliveira – Sivuca foi um multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor brasileiro. Em suas composições e trabalhos, incluiu, dentre outros ritmos, choros, frevos, forrós, jazz, baião, música clássica, blues. Sivuca faleceu no dia 14 de dezembro de 2006, em João Pessoa – PB.

A primeira edição do Festival de Música da Paraíba, em 2018, homenageou a tocadora de pífano Zabé da Loca e a segunda edição, ano passado, celebrou o centenário de Jackson do Pandeiro. O ganhador dessas duas edições, levando os prêmios de melhor canção e intérprete, foi o músico Chico Limeira.

O Festival é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Comunicação - EPC, Secretaria Institucional de Comunicação - Secom e Fundação Espaço Cultural – Funesc. A competição permite que os artistas que residem no Estado, com idade acima de 14 anos e com música autoral inédita inscrevam suas composições até o dia 19 de março.

O edital e formulário estão disponíveis, exclusivamente online, no site www.festivaldemusica.pb.gov.br. Ao se inscrever, o candidato deve declarar e se responsabilizar pelo caráter inédito da obra, seja em relação à letra, seja em relação à música. O Festival pagará 20 mil reais em prêmios aos três primeiros colocados na competição e ainda, ao melhor intérprete da temporada 2020.

Eliminatórias

As eliminatórias estão previstas para acontecer no dia 29 de maio, na cidade de Itabaiana e no dia 5 de junho, em Patos. A grande final deverá ocorrer no dia 20 de junho, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.

Mudanças

Este ano, houve mudanças no edital sobre a participação do ganhador da edição anterior. No Festival de Música da Paraíba 2020 não será permitida a participação do vencedor do concurso da edição imediatamente anterior.

Sorteio

O primeiro sorteio da ordem de apresentação na primeira eliminatória será dia 7 de abril, ao vivo, no Programa Tabajara em Revista, na Rádio Tabajara FM 105,5, que vai ao ar das 14h às 15h, de segunda à sexta.

Calendário Festival de Música da Paraíba 2020

Fevereiro – Dia 20 – abertura das inscrições

Março – Dia 19 – encerramento das inscrições

Abril – Dia 02 – Divulgação dos selecionados // Dia 07 - Sorteio de ordem nas eliminatórias

Maio – Dia 29 - 1ª Eliminatória - em Itabaiana

Junho – Dia 05 - 2ª Eliminatória - em Patos // Dia 10 - Sorteio de ordem na Final // Dia 20 – Final - em João Pessoa

registrado em: