Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso a distância de autoinstrução - Integração de Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (CIM) - Turma 2/2018

Órgão / Secretaria: Departamento Nacional de Trânsito - Denatran
Coordenador: CGPNE/DENATRAN
Local: Plataforma de Educação a distância do Portal Capacidades
Carga Horária: 40 horas
Data: 10/09/2018 a 15/10/2018
Nº Vagas
1000 vagas
Prazo de Inscrição
20/08/2018 a 04/09/2018
Inscrições Encerradas

Objetivos:

- Preparar os Municípios ainda não integrados ao SNT para que possam assumir e exercer as competências relacionadas ao seu trânsito e que lhes são atribuídas por lei.

- Dar suporte técnico àqueles diretamente envolvidos nesse processo, incluindo não apenas subsídios teóricos, mas também práticos.

Ao término do curso, os cursistas deverão ser capazes de entender os aspectos da municipalização do trânsito, ter acesso às ferramentas para realizar a integração e a implantação da gestão do trânsito.

Metodologia:

- Trata-se de curso a distância autoinstrucional. Será disponibilizado por meio da plataforma Moodle no Portal Capacidades.

- Recursos didático-metodológicos: sala de aula virtual; textos complementares e atividades de avaliação.

- O curso possui estrutura de navegação sequencial entre os módulos.

- A conclusão de cada uma das etapas exige a aprendizagem do conteúdo do módulo anterior.

- Apresentação dos Formulários necessários à integração.

- Bibliografia de apoio. Questionários avaliativos para verificar o aprendizado dos conteúdos.

Tópicos:

Conteúdo Introdutório:

Por que integrar o município ao SNT? - Texto de Apresentação e Texto de Introdução

Conteúdo Básico:

Módulo 1 – Panorama da municipalização e legislação de trânsito: 1.1. A cidade e o trânsito 1.2. Aspectos institucionais e legislação do trânsito 1.3. Entes do Sistema Nacional de Trânsito 1.3.1. Âmbito Federal 1.3.2. Âmbito Estadual 1.3.3. Âmbito Municipal 1.4. Questionário do Módulo 1

Módulo 2 – Como integrar o município:  2.1. O município como parte integrante do SNT 2.2. Como integrar o município ao SNT? 2.3. Resolução CONTRAN nº 560/2015 e a integração dos municípios 2.4. Questionário do Módulo 2

Módulo 3 – A estrutura organizacional do órgão ou entidade executivo municipal de trânsito:  3.1. A Estrutura Organizacional do Órgão Municipal de Trânsito. 3.2. Engenharia 3.3. Fiscalização 3.4. Operação de trânsito 3.5. Estatística 3.7. Educação 3.8. JARI 3.9. Questionário do Módulo 3

Conteúdo Complementar:

Referências; Dúvidas recorrentes; Modelos de Minutas de leis e documentos; Formulários de Integração; Infográfico da Integração de Municípios ao SNT;  Passo a Passo da Integração de Municípios ao SNT; Entes do Sistema Nacional de Trânsito; Links de interesse; Atribuições dos Municípios ao SNT ; Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

Público-alvo:

- O Curso para Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito – CIM é voltado, principalmente, aos municípios não integrados ao SNT. Ademais, a gestores e técnicos dos municípios que visem atualizar seus conhecimentos na área de trânsito e aperfeiçoar as práticas dos municípios já integrados.

Corpo Docente:

Daniel Mariz Tavares

Possui Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília. É Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico do Sistema Nacional de Trânsito, sendo responsável pelos programas de municipalização do trânsito e pelos assuntos inerentes à engenharia de tráfego. Coordena, ainda, a Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via do CONTRAN.

Cristiany Fernandes da Silva

É graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e possui Mestrado e Doutorado pela Universidade de Brasília na área de Linguística, Teoria e Análise. No Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, atua na Coordenação-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico – CGPNE. Atualmente, trabalha na organização e revisão das novas edições do Guia Básico Para Gestão Municipal de Trânsito e do Manual Para Integração de Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT.

Heloisa Spazapan da Silva

É graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e possui especialização em Engenharia de Pavimentos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É Analista de Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e atua na Coordenação-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico, sendo responsável por assuntos relativos à engenharia de tráfego. Além disso, é membro da Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via do CONTRAN.

COORDENAÇÃO GERAL:

Laerte José Casadio - Denatran/CGPNE

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

Cristiany Fernandes da Silva - Denatran/CGPNE

COLABORADORES:

Heloisa Spazapan da Silva (MCid/Denatran/CGPNE)
Raquel Rodrigues dos Santos (MCid/Denatran/CGPNE)
Carlos Magno da Silva Oliveira (MCid/Denatran/CGPO)

EQUIPE CAPACIDADES

Paulo Coelho Ávila - Coordenador PNCC