Você está aqui: Página Inicial > Emepa-PB > Notícias > Gestão Unificada Emater, Emepa e Interpa fortalecerá setor agropecuário da Paraíba

Novo modelo de gestão

O presidente da Gestão Unificada (GU) Emater, Emepa, Interpa (EEI), Nivaldo Magalhães tomou posse da diretoria executiva da Emepa, na manhã desta quinta-feira (22), durante uma assembleia dos acionistas realizada com a presença de procuradores da Embrapa e do Governo do Estado. A GU coordenará e administrará as três empresas indiretas do Governo da Paraíba, vinculadas à Secretária da Agricultura, integrando as ações de pesquisa, extensão e legalização fundiária.

Durante a solenidade, foram empossados ainda como diretor técnico o agrônomo Manoel Duré e o administrador Jean Queiroga que desempenhará a função de diretor administrativo. A solenidade aconteceu na sede da Emepa. Simbolicamente ainda tomou posse como diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva e do Interpa, Francisco Elias Ramos.

Parceria

Segundo diretor presidente da GU, Nivaldo Magalhães, na ocasião também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com a superintendente substituta do Banco do Nordeste na Paraíba (BNB), Fátima Pimentel, que ratifica um acordo de ampliação e extensão do Agroamigo, que é um micro financiamento rural do Banco do Nordeste para os agricultores da Paraíba.

“O objetivo desse acordo é a melhor qualificação das propostas de crédito financiadas pelo BNB. A Gestão Unificada terá que assegurar assistência técnica, extensão rural e acompanhamento aos empreendimentos do homem do campo. As operações de crédito através do Agroamigo vão até 15 mil reais. Em 2014, aplicamos R$ 125 milhões. Pretendemos investir mais que isso em 2015. Essa parceria é de extrema importância, pois não podemos alcançar nossos objetivos isoladamente”, relata Fátima Pimentel.

Novo modelo de gestão

Na ocasião, o diretor técnico da Emepa, Manoel Duré, falou sobre os desafios dessa nova gestão e destacou os trabalhos de pesquisa e tecnologias que a Empresa desenvolveu durante esses 35 anos.

“O desafio é buscar o equilíbrio na direção das três entidades sem descaracterizá-las nas suas finalidades específicas e sem que uma se sobreponha a outra. Dada a sua experiência e conhecimento na direção de instituições do setor público agrícola estadual, confiamos que o presidente Nivaldo Magalhães saberá levar a bom termo essa empreitada”, comenta Manoel Duré.

O evento contou também com a participação do Chefe-Geral da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa. Ele destacou que esse é um bom momento para que a Embrapa possa estreitar relações com a GU, com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para que o agricultor possa voltar a produzir algodão de maneira produtiva como outros estados produtores.

Secretaria de Estado da Comunicação Institucional