Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bixarte destaca repercussão de sua vitória no Festival
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bixarte destaca repercussão de sua vitória no Festival

Notícias

Bixarte destaca repercussão de sua vitória no Festival

Com a canção ‘Cê não faz’, a cantora, happer e compositora paraibana Bixarte garantiu o primeiro lugar na última edição do Festival de Música da Paraíba, no ano passado. Ao lado da Fúria Negra, com quem dividiu a apresentação da sua música, a artista trans fincou seu nome e quebrou mais uma barreira contra o preconceito. Para Bixarte, o que mais a motivou a participar dessa competição musical foi a busca, necessária, por representatividade, e ela fez valer a oportunidade.

“Fui super acolhida pelo Festival. Participar pra mim foi um divisor de águas, porque nós como pessoas periféricas temos um acesso limitado pelo sistema, então, cada brechinha que a gente consegue acessar abrimos também espaço para outras pessoas. Quero que essa experiência perpasse por gerações. Que as pessoas saibam que travestis paraibanas também são artistas e merecem respeito”, pontuou.

Um momento que marcou a passagem de Bixarte pelo Festival foi quando, ao final da premiação, ela voltou ao palco para o show da campeã e, emocionada, ressaltou a importância da arte enquanto instrumento de luta, dando voz às questões raciais e LGBTQIA+. Hoje, ela ressalta a grande repercussão que teve essa vitória, não só para a sua carreira, mas também para a visibilidade trans nas artes dentro e fora do estado.

“A repercussão foi extremamente positiva. Além da parte financeira que deu um grande incentivo, mais ainda neste momento de pandemia, a gente conseguiu sentir também de outras formas. O meu trabalho já estava conseguindo avançar dentro da ‘bolha’ LGBTQIA+ muito bem e pelo festival, a gente já consegue alcançar outros espaços. Eu percebi que o festival de música conseguiu espalhar muito mais a nossa arte pelo estado e também fora daqui”, comentou.

As inscrições para participação nesta quarta edição do Festival de Música da Paraíba estão abertas até o dia 31 de maio. O evento, que homenageia o compositor paraibano Genival Macedo, vai premiar com um total de R$ 28 mil os ganhadores desta edição. Acontecerá de forma virtual nos dias 3, 4 e 11 de setembro, direto do Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural, em João Pessoa. As inscrições devem ser feitas preenchendo um formulário eletrônico disponível no site https://festivaldemusica.pb.gov.br/. O destaque deste ano está no maior número de premiações, que serão cinco. Além dos três primeiros colocados, o Festival de Música da Paraíba vai premiar a melhor performance e ainda o mais votado pelo público na internet, uma novidade desta edição.

registrado em: