Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tabajara estreia programas com Rádios públicas do NE
Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Tabajara estreia programas com Rádios públicas do NE

Notícias

Tabajara estreia programas com Rádios públicas do NE

A Rádio Tabajara estreia neste sábado (15) uma programação musical totalmente nordestina produzida de forma conjunta com as rádios públicas da região. A ideia nasceu a partir de sugestões de programadores dos nove estados nordestinos trazendo desde clássicos até trabalhos contemporâneos.

Os programas "Forró para Todos" e "Baião de Dois" é resultado de um trabalho de seleção musical realizado em cada um dos estados. A rádio Educadora FM, na Bahia produz os dois programas que são compartilhados semanalmente com as demais emissoras públicas.

O ‘Forró para Todos’, com duas horas de duração, é dedicado à música vibrante e dançante das festas juninas e destaca grandes nomes do segmento como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Amelinha, Elba Ramalho, Alceu Valença, entre outros.

Já o ‘Baião de Dois’, com uma hora de duração, é dedicado as demais tradições, abordagens e ritmos da música regional nordestina. Assim, Elomar, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e os sotaques dos bois maranhenses convivem com bandas de pífano, duelos de repentistas, maracatus, côcos, emboladas, xotes, xaxados e baiões.

Os programas começam a ser veiculados pelas emissoras a partir deste mês de maio. Na Rádio Tabajara as novidades estreiam no sábado (15), das 10h ao meio dia com o “Forró para Todos” e, em seguida, do meio dia às 13h, é a vez do "Baião de Dois" chegar aos ouvintes paraibanos.

De acordo com Flávio Gonçalves, o Diretor-Geral da TVE Bahia e Rádio Educadora FM, que capitaneia o projeto, essa nova programação surgiu a partir de uma constatação da força das músicas nordestinas reconhecidas internacionalmente, com clássicos, sucessos e novas produções. Mas, segundo Flávio, atualmente, os ouvintes de rádio acabam tendo mais acesso as músicas de outras localidades.

“Seria impossível ter uma pesquisa tão qualificada sendo feita por uma única emissora em cada estado nordestino. Por isso resolvemos nos unir, somando o conhecimento que cada emissora tem sobre a produção musical de seu respectivo estado. E assim temos uma programação única, diversa, rica e com uma qualidade que nenhuma outra emissora da região terá”, ressaltou Flávio.

Ele disse ainda que o intuito é que os ouvintes de um determinado estado conheçam, de fato, as músicas dos outros oito estados nordestinos. “Os nossos artistas terão uma janela para chegar a milhões de ouvintes na região através das rádios públicas. Em cada estado as rádios públicas já têm uma tradição de serem aquelas que mais abrem espaço ao artista local. Agora faremos com que esses artistas ultrapassem as suas fronteiras e cheguem a cada canto do nordeste”, reforçou.

Para Flávio, essa iniciativa vai reforçar ainda mais a importância das rádios públicas para os artistas e o povo nordestino, que é apaixonado por música. A ação de cooperação é fruto de parceria entre as Rádios Educadora FM da Bahia, Rádio Timbira AM do Maranhão, Rádio Antares AM do Piauí, Rádio Universitária FM do Ceará, Rádio Universitária FM do Rio Grande do Norte, Rádio Tabajara FM da Paraíba, Rádio Frei Caneca FM de Pernambuco, Rádio USF FM de Sergipe, Rádio Aperipê FM e a Rádio UESB FM da Bahia, além do Canal do YouTube Mundo Vinil.

registrado em: