Secretaria de Planejamento lança o programa “Mutirão na Vizinhança”

A Prefeitura Municipal de Conde, por meio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), apresentou nesta sexta-feira (24), o programa “Mutirão na Vizinhança”. O programa tem como principal objetivo, o desenvolvimento de ações de melhorias nos espaços públicos com participação efetiva de toda a comunidade. A primeira atividade do projeto, que em sua primeira versão conta com a parceria do TRAMA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba), foi realizada no último sábado, no Conjunto Ademário Régis, onde a população participou na elaboração de um projeto para construção de uma praça na comunidade.

De acordo com Flávio Tavares, Secretário de Planejamento do município, este primeiro momento foi de extrema importância para a comunidade. “O diferencial deste projeto, é justamente a participação popular desde a elaboração até a execução do projeto e isso cria um sentimento de pertencimento maior à população, fazendo com que eles sintam a necessidade de manter um cuidado maior, quer seja numa praça ou demais espaços públicos”, disse.

Na ação realizada no Ademário Régis, a comunidade participou de uma palestra, onde pode conhecer mais detalhes do projeto, como será executado e qual será a participação da população na execução da praça. “Depois da palestra, dividimos os participantes em grupos de trabalho, num momento que chamamos de Construção do Mapa dos Desejos, onde ouvimos a comunidade, o que eles queriam e a partir disso, tiramos as conclusões de cada um e construímos juntos a cartografia geral do que seria esta praça”, ressaltou Flávio.

O local onde será construída a praça é um espaço de cinco lotes que já haviam sido desapropriados para esta finalidade, mas estava abandonado. Segundo Yuri Duarte, Coordenador de Habitação, “a área escolhida é marcada por uma grande movimentação de pedestres, a maioria crianças, por conta da proximidade com a escola municipal da comunidade”.

Outro ponto destacado pelo Coordenador é a parceria com o Escritório Modelo Trama, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. “Os integrantes do Trama foram os facilitadores desta ação, extraindo de todos da comunidade, as informações necessárias para a construção do projeto. A partir de todas as informações colhidas, a coordenadora do Trama, Professora Amélia Panet, em conjunto com os moradores, orientou a construção de uma maquete e através dela todos puderam avaliar como o espaço ficará após a construção da praça”.

A Coordenadora do Trama, Professora Amélia Panet disse que o processo de transformação deve ser visto como “uma atividade coletiva e democrática. Quando vista deste modo, esta responsabilidade não fica restrita apenas aos técnicos e gestores, mas é transferida principalmente para a comunidade. O mutirão realizado na Praça do Ademário Régis é apenas o início de um projeto que pretendemos estender para outras localidade do Conde, proporcionando às comunidades locais uma melhor qualidade de vida”.

A SEPLAN ressalta que a construção desta praça não vai beneficiar apenas os moradores do Ademário Régis, mas os de comunidades próximas, como Dona Antônia e São Bento. A previsão é de que nos dias 08 e 09 de abril, seja realizada a grande ação do “Mutirão da Vizinhança” na praça do conjunto.

Prefeitura Municipal de Conde