A VISÃO DO SISTEMA PRODUTIVO SOBRE AS OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO
O Sistema Produtivo Paraibano avançou aceleradamente ao longo deste século, promovendo o surgimento de uma nova visão empresarial sobre o futuro do desenvolvimento do estado. Esta nova visão compreende que as bases para a sustentabilidade de qualquer estratégia empresarial exitosa estão firmemente integradas nos eixos do desenvolvimento sustentável: bem-estar social, evolução econômica e preservação das condições ambientais.
Oportunidades de Investimento Priorizadas
Para construção do conjunto de oportunidades de investimento priorizados, desenhado na visão do sistema produtivo estadual, obteve-se das governanças dos próprios APLs a reflexão, indicação e justificativas para investimentos públicos, privados ou em parceria, com potencial elevado de sucesso. As lideranças empresariais, de associações de produtores, cooperativas e organizações de apoio, entre outras instituições representativas dos APLs foram os protagonistas deste processo, tendo em vista a construção do "Mapa de Oportunidades de Investimento da Paraíba".
Especificamente, estas representações dos APLs avaliaram quais os investimentos de responsabilidade do setor público (municipal, estadual ou federal) ou de interesse do setor privado (local, nacional ou estrangeiro), ou ainda de parceria público-privada, seria de fundamental importância para o desenvolvimento futuro dos arranjos produtivos locais.
As motivações para a indicação deste conjunto de investimentos estruturantes poderiam variar, desde a sua capacidade de superar possíveis dificuldades atuais dos produtores do APL, até o descortinamento de uma variedade de novas oportunidades de investimento privado. Coerente com o sentido de priorização e orientação da visão de futuro dos APLs, os representantes das governanças indicaram um máximo de três das áreas de investimento estruturantes, dentre aquelas abaixo listadas, procurando hierarquizá-las.
Entre estas áreas, aquelas que receberam maior foco de atenção e priorização pelas governanças foram
infraestrutura de transportes (rodovia, porto, aeroporto, ferrovia, estação de passageiros e mercadorias, etc.) para os APLs Mineral e de Artesanato.
infraestrutura energética (gasoduto, usinas de biomassa, parques eólicos, placas de energia solar, termoelétricas, redes de distribuição, etc.) para o APL de TIC
infraestrutura de informação e comunicação (rede de internet de banda larga, telefonia móvel e fixa, etc.) para o APL de TIC e Mineral
A complementação de etapas da cadeia produtiva da qual o APL faz parte (produtores de matérias-primas, produtores de bens intermediários, produtores de bens finais), podendo incluir fornecedores de insumos necessários (bens e serviços complementares aos processos produtivos dos produtores do APL) e estrutura de comercialização (centrais de distribuição atacadista, centros de comercialização, shopping centers, etc.) são investimentos estruturantes relevantes para os APLs Mineral, Calçados e de Artesanato
Escolas e Instituições de ciência e tecnologia (educação técnica, tecnológica, profissional e superior, centros de pesquisa tecnológica, organizações de extensão tecnológica, laboratórios de testes e serviços tecnológicos, etc.) para os APLs de TIC e artesanato
i) fornecedores dos bens de capital (máquinas, equipamentos, instalações, etc.)
infraestrutura hídrica (reservatório, adutora, irrigação, saneamento, tratamento de efluentes, integração de bacias, etc.)
j) infraestrutura urbana (mobilidade urbana, habitação, serviços sofisticados às empresas e famílias, segurança pública, etc.)
É fundamental destacar que, seguindo as diretrizes metodológicas do PLADES, para as áreas de investimentos estruturantes dos APLs, as governanças usaram de seus conhecimentos, habilidades, experiência e competências econômicas, políticas e culturais para formar suas expectativas sobre o futuro do desenvolvimento dos arranjos produtivos. Formadas estas expectativas de futuro, foram capazes de selecionar os municípios de melhor localização para receber estes investimentos, identificar quem seriam os principais públicos-alvo a serem beneficiados pela sua implantação (fornecedores, produtores, usuários/consumidores, etc.) e apontar a cesta de bens e serviços a ser gerada a partir deste vetor de investimentos.
OPORTUNIDADES PARA NOVOS INVESTIDORES NOS APLS PARAIBANOS
A outra perspectiva, pela qual os atores do sistema produtivo estadual se debruçaram no âmbito deste projeto, tratou especificamente da identificação de oportunidades de investimento presentemente abertas mas ainda não adequadamente aproveitadas pelos potenciais investidores. Neste sentido, às governanças dos APLs foi solicitado avaliar qual segmento ou setor produtivo articulado ao APL poderia apresentar, na atualidade, a melhor oportunidade de investimento privado.
Da mesma forma que no processo anterior de identificação de investimentos estruturantes, as lideranças dos arranjos produtivos indicaram a melhor localização municipal e o bem ou serviço a ser gerado a partir deste investimento, mas, adicionalmente, usaram de sua expertise para indicar um “tamanho ideal” do novo empreendimento, de acordo com a classificação usual: micro, pequena, média ou grande empresa.
Para fundamentar tecnicamente as escolhas, as mesmas governanças foram chamadas a hierarquizar as vantagens competitivas que a instalação do empreendimento no território do arranjo produtivo (municípios do APL) poderia oferecer para os empresários/produtores que desejassem atuar nos segmentos ou setores indicados. Em vários casos foi possível detalhar as justificativas, de acordo com os critérios abaixo listados, sendo possível apontar outras vantagens.
A decisão de investimento, de forma geral, toma quatro parâmetros como referência:
i) expectativa de existência de uma robusta expansão da demanda nos mercados tradicionais, atualmente atendida por importações do exterior ou de outros estados do país, fruto de um crescimento esperado do poder de compra dos consumidores (por efeito da renda ou do acesso a crédito) ou da expansão de segmentos produtivos a jusante da cadeia produtiva (demandantes de matérias-primas e bens intermediários);
ii) Expectativa de introdução de inovações exitosas, capazes de promover a abertura de novos mercados ou o atendimento de nichos especializados em alguns mercados, gerando ganhos monopolísticos pela inovatividade.
iii) existência de boa disponibilidade e qualidade de fontes de matérias-primas e bens intermediários, capazes de promover uma redução de custos ou melhoramento nas características dos produtos que possibilite um preço esperado mais elevado
iv) Experiência e Conhecimento dos produtores do APL no setor de atividade econômica principal do arranjo produtivo e na introdução e desenvolvimento de inovações em seus mercados e em seus processos produtivos
v) Enraizamento Cultural e Identidade Territorial da Produção do APL com a história da região e com a cultura secular de sua população, conferindo características distintivas e valorizadas, pelos produtores, consumidores e pela população do território.
vi) Relações de confiança, cooperação e Governança do APL, permitindo a construção de parcerias duradouras e produtivas, a mobilização de instituições de apoio e o alinhamento das estratégias empresariais e a coerência das políticas públicas
vii) boa Logística e Infraestrutura física e lógica, gerando ganhos de produtividade e redução de custos.
viii) Parcerias com universidades e centros de pesquisa tecnológica, acelerando a inovatividade, elevando a escala de investimentos em desenvolvimento tecnológico, orientando as estratégias inovativas empresariais e os esforços de avanço científico.
ix) Existência de adequadas e efetivas Políticas públicas de apoio, coerentes com as estratégias empresariais, com visão sistêmica e multiescalar, para promover o território dos APLs de forma integrada e integradora