Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > CNPq concede bolsas de doutorado para consolidação de cursos

Notícias

CNPq concede bolsas de doutorado para consolidação de cursos


Estão abertas as inscrições da chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para incentivar o intercâmbio e a cooperação entre programas de pós-graduação consolidados e em consolidação por meio da concessão de bolsas de doutorado e auxílio. A iniciativa irá promover parcerias institucionais entre cursos de conceito 4 e 5 e cursos de conceito 6 e 7, com foco na mobilidade de alunos, de forma a contribuir para uma melhor formação de recursos humanos e o conseqüente aprimoramento dos cursos em consolidação.

"A proposta visa a induzir programas de pós-graduação com potencial de consolidação, a partir das diretrizes institucionais, com efetiva atuação da Pró-reitoria da universidade de origem do bolsista", explica o Diretor de Cooperação Institucional do CNPq, José Ricardo de Santana.

O Diretor esclarece, ainda, que a bolsa prevê a mobilidade do aluno do curso em consolidação para uma instituição onde o há um curso consolidado. Assim, ele terá a oportunidade de trocar experiências e aprimorar sua formação, além de ser estimulado a produzir em parceria com pesquisadores de cursos consolidados. O bolsista permanece vinculado à universidade de origem, onde deverá concluir o seu doutorado. "O objetivo é estimular a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa entre as Instituições de Ensino Superior ou Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação participantes", complementa Santana.

A ação é fruto da interação do CNPq com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), na busca de novas formas de atuar na pesquisa científica, tecnológica e de inovação. A proposta busca enfatizar projetos institucionais de pesquisa,promovendo uma distribuição das cotas institucionais de bolsas a partir do atendimento aos temas prioritários previstos na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2022: Aeroespacial e Defesa; Água; Alimentos; Biomas e Bioeconomia; Ciências e Tecnologias Sociais; Clima; Economia e Sociedade Digital; Energia; Minerais Estratégicos; Nuclear; Saúde; Tecnologias Convergentes e Habilitadoras.

Para a iniciativa, está previsto orçamento anual de R$ 6,2 milhões para bolsas de doutorado no País e recursos adicionais no valor de até R$ 1,7 milhão para o pagamento de bolsas de Apoio Técnico - Nível Superior (AT-NS) e custeio.

A submissão de propostas irá até 22 de março de 2019. As propostas deverão estar de acordo com o Modelo Estruturado apresentado no ANEXO 1 da Chamada, cuja íntegra pode ser acessada aqui.

(Coordenação de Comunicação Social do CNPq)

Voltar para o topo