Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > Pela primeira vez, brasileiros recebem prêmio de melhor artigo científico da Sociedade Americana de Ficologia

Notícias

Pela primeira vez, brasileiros recebem prêmio de melhor artigo científico da Sociedade Americana de Ficologia

 

Trabalho liderado por pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  (CNPq) recebeu, no dia 28 de julho, o "Provasoli Award", concedido pela Sociedade Americana de Ficologia (Phycological Society of America).  Este prêmio, de reconhecimento mundial, é concedido anualmente, desde 1986 (http://www.psaalgae.org/provasoli-award/), mas essa é a primeira vez que um grupo de pesquisa brasileiro é agraciado com tal honraria.   

O Prêmio foi entregue a Wladimir C. Paradas, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, como reconhecimento ao melhor trabalho publicado em 2015 na conceituada revista Journal of Phycology e foi entregue na sessão de encerramento do encontro da PSA realizada na John Carroll University, Cleveland, Ohio. 

O trabalho - Mevalonosomes: specific vacuoles containing the mevalonate pathway in Plocamium brasiliense cortical cells (Rhodophyta) - destaca os aspectos da importância evolutiva da produção e compartimentalização de substâncias que podem auxiliar algas e plantas a armazenar e secretar substâncias que atuam na mediação das interações com competidores, organismos incrustantes e herbívoros. A descoberta principal do trabalho é de que a enzima que catalisa o primeiro passo da via de biossíntese do ácido mevalônico é encontrada em estruturas celulares que ainda não haviam sido descritas e que foram batizadas pelos autores com o nome de mevalonossomos. A linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa está focada na caracterização das vias de biossíntese de produtos naturais ou metabólitos secundários, processos de armazenamento celular e fornecem informações acerca da toxicidade, funções ecológicas e aplicabilidade biotecnológica de substâncias naturais na indústria farmacêutica e de anti-incrustantes. 

O grupo de pesquisa responsável pela pesquisa é liderado por Gilberto M. Amado Filho e Leonardo T. Salgado (Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro) e por Renato C. Pereira (Universidade Federal Fluminense), todo Bolsistas de Produtividade do CNPq e Cientistas do Estado da FAPERJ.  Participaram, também, como co-autores do artigo, os professores Alphonse Kelecom (UFF) Angélica Ribeiro Soares (UFRJ), Bernardo A P. Gama (UFF), Claire Hellio (Portsmouth University), Leonardo R. Andrade (UFRJ) e os alunos de graduação e pós-graduação, Geysa M. Soares (JBRJ), Lilian J. Hill (JBRJ), Ricardo R. Paranhos (UFF) e Thalita M. Crespo (JBRJ).  

O CNPq, a FAPERJ e a CAPES apoiaram financeiramente a pesquisa até 2015.  

 

Coordenação de Comunicação Social do CNPq

com informações do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro 

 

 

Voltar para o topo