Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > Programa Minha Cidade Inteligente recebe projetos de 172 municípios

Notícias

Programa Minha Cidade Inteligente recebe projetos de 172 municípios

Propostas serão, agora, classificadas de acordo com critérios como indicadores de acesso à internet, serviços prestados ao cidadão e sustentabilidade do projeto. MCTIC também vai definir modelo tecnológico do programa. Resultado da seleção deve ser divulgado em agosto.

 

O programa Minha Cidade Inteligente, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), recebeu 172 projetos de municípios para uso da rede de fibras ópticas e soluções tecnológicas voltadas para cidades inteligentes oferecidas pela iniciativa. As inscrições foram encerradas no dia 30 de junho.

As fibras ópticas vão conectar à internet órgãos públicos e praças de acesso livre a fim de modernizar a gestão e facilitar o acesso aos serviços do município pela população. Já as soluções de cidades inteligentes podem ser usadas, por exemplo, para o monitoramento de áreas como transporte, segurança e iluminação pública.

Na próxima fase do programa, os projetos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital, que prioriza os municípios com menores indicadores de acesso à internet e contempla os serviços que serão oferecidos ao cidadão com o uso da rede, além da sustentabilidade da proposta. A classificação das cidades deve ser publicada em 1º de agosto.

Seguindo o edital, os municípios serão divididos em três categorias, de acordo com o tamanho da população: pequeno (menor que 100 mil habitantes), médio (entre 100 mil e 1 milhão de habitantes) e grande (mais de 1 milhão de habitantes). A diretora de Infraestrutura para Inclusão Digital do MCTIC, Eloá Mateus, explica que esses critérios vão orientar a implantação da rede de fibras e das soluções de cidades inteligentes.

"Dentro do orçamento que vai ser destinado ao programa, as cidades pequenas vão contar com o mínimo de 30% dos recursos, as médias terão pelo menos 50%, e as cidades grandes ficarão com até 20% dos investimentos. Como o edital já indica o valor máximo que deve ser reservado aos municípios de cada categoria, isso vai permitir calcular quantas cidades vão ser atendidas", afirma.

Depois da classificação das propostas, o MCTIC, baseado nas demandas encaminhadas pelas cidades, vai montar o modelo tecnológico do programa, que consistirá nas soluções de cidades inteligentes que vão ser recebidas pelos municípios contemplados. O Minha Cidade Inteligente é uma evolução do programa Cidades Digitais, lançado em 2012, que escolheu 342 cidades em duas chamadas públicas para receber rede de fibras ópticas.

Fonte: MCTIC

Voltar para o topo