Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > Projeto de pesquisa Mais Médicos vira filme que será lançado neste dia 12

Notícias

Projeto de pesquisa Mais Médicos vira filme que será lançado neste dia 12

 

Será lançado nesta quinta-feira (12) o documentário ➕MÉDICOS produzido numa parceria entre os departamentos de Comunicação e de Promoção da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O filme é dirigido por Marcel Vieira e Ricardo Soares e faz interface com a Pesquisa de Avaliação do Impacto do Programa Mais Médicos, que obteve apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio de chamada pública da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq). "A equipe visitou alguns municípios do Litoral ao Sertão paraibano conhecendo as percepções de profissionais, gestores e usuários sobre o Programa Mais Médicos e transformou em filme um pouco da vivência", disse Ricardo de Sousa Soares, coordenador da pesquisa.

O documentário será lançado às 14 horas do dia 12/12, no Cine Aruanda - UFPB -João Pessoa/PB, e no dia 13/12 às 13:30h no encontro local envolvendo os médicos do programa.

O Estudo de Avaliação do Impacto do Programa Mais Médicos é fruto da união entre pesquisadores da Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba e Imperial College London, no Reino Unido, que estudaram o Programa Mais Médicos (PMM), para avaliar se o provimento de médicos do Programa afetou os desfechos de saúde e as desigualdades na saúde e determinou se os impactos do programa de saúde em geral foram planejados e atendidos.  A pesquisa está entre as oito selecionadas no Brasíl, na Medical Research Council, do Fundo Newton, Chamada Pública Confap-MRC: Health Systems Research Networks, em parceria com o Confap - Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa, com a interveniência da Fapesq.

O Programa Mais Médicos iniciou em 2013 com os objetivos de expandir o número de médicos em áreas de difícil acesso. Um componente importante nessa política foi um provimento de médicos para a Atenção Básica em áreas que comumente não conseguiam médico, incluindo o incentivo a médicos formados no Brasil, brasileiros formados no exterior, estrangeiros, e o acordo entre os governos de Brasil e Cuba, com a vinda de médicos cubanos.

Com a eleição do novo governo federal e o fim da cooperação com Cuba, o Ministério da Saúde lançou um novo programa: Médicos pelo Brasil recentemente aprovado com modificações na Câmara Federal e Senado aguardando a sanção presidencial.

Conforme o pesquisador Ricardo Soares (UFPB), com as modificações do programa de provimento reforça mais ainda a necessidade de estudos sobre o Programa Mais Médicos e os impactos das mudanças propostas. O documentário traz relatos importantes da população e dos profissionais de que o Mais Médicos trouxe a presença do médico junto com a equipe de saúde e ajudou a qualificar o cuidado na Atenção Básica.

Os dados da pesquisa qualitativa e quantitativa do estudo nacional ainda estão em fase de análise e escrita dos resultados e devem ser publicados em breve.

Voltar para o topo