Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FAPESQ > Notícias > Secretaria de Educação divulga resultado de professores classificados no Programa Giramundo Finlândia

Notícias

Secretaria de Educação divulga resultado de professores classificados no Programa Giramundo Finlândia

 

Já está disponível na página da Fapesq - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba, o resultado dos 20 professores efetivos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba classificados no Programa Giramundo Finlândia, na modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior – DEJ. Esses professores participaram do edital, fruto de parceria entre a Fapesq e a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, com a Finlândia. O objetivo é levar professores da rede estadual de ensino da Paraíba para desenvolverem atividades na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme University of Applied Sciences), na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia.

Estão sendo alocados recursos na ordem de R$ 410 mil para o financiamento do presente edital. Cada professor selecionado receberá uma bolsa mensal de 1.300 Euros. As bolsas terão duração máxima de dois meses, a partir do mês do embarque para a Finlândia. Além da bolsa, cada professor receberá um auxílio instalação no valor de uma mensalidade da bolsa, correspondente a 1.300 Euros; auxílio deslocamento também no valor de 1.300 Euros, e auxílio financeiro para o Seguro Saúde no valor de 300 Euros.

Os 20 professores aprovados deverão estar embarcando para a Finlândia até o final deste mês de setembro, para o início das aulas no dia 3 de outubro na Finlândia. Para isso, deverão providenciar e entregar na Secretaria de Educação do Estado a seguinte documentação: Formulário do Bolsista, preenchido e assinado; cópia do Currículo, Diploma, Documentação Pessoal (RG, CPF, CNH), Comprovante de Residência e Conta Corrente; Termo de Concessão de Bolsa e Declaração da Secretaria de Educação, liberando o professor para participar do Programa. A documentação deverá ser enviada por e-mail (giramundo@fapesq.rpp.br) e postada nos Correios ou entregue pessoalmente no máximo até às 14 horas da próxima sexta-feira (8), para a Secretaria de Estado da Educação, Centro Administrativo, Bloco I, 6º andar. Jaguaribre, Gabinete do Secretário de Educação.

A Secretaria de Educação realizará uma videoconferência com os 20 classificados na próxima quinta-feira (8), às 15 horas, via skype, ocasião em que repassará todas as informações e orientações sobre documentação e procedimentos necessários para a viagem.

Ao retornar ao Brasil, os professores terão seis meses para executar o Projeto de Desenvolvimento, durante o período de dezembro de 2016 a maio de 2017. Durante o período de execução, os professores participantes do “Giramundo Finlândia” serão assessorados pela Coordenação do Programa no Brasil e pelos professores finlandeses, que atuarão como facilitadores do processo. A avaliação do desempenho do professor será feita de modo contínuo e gradual, incluindo as etapas desenvolvidas na Finlândia e no Brasil.

O projeto deve gerar benefício para a escola e deve estar inserido em um dos quatro temas: Empreendedorismo; Aprendizado baseado em Projetos e Problemas; Ferramentas Digitais na Educação; e Educação Profissional. Ao final do Programa o bolsista deverá submeter à FAPESQ um Relatório Final de Atividades sobre todo o período que permaneceu vinculado ao Programa Giramundo Finlândia.

(Ascom Fapesq)

 

Voltar para o topo