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Evento discute Altas Habilidades e Superdotação em João Pessoa

I Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação será realizado no dia 13 de agosto, na FUNAD, em João Pessoa

Os desafios para identificação, atendimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação na Paraíba serão discutidos durante o I Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação, que será realizado no dia 13 de agosto, no auditório da Funad, em João Pessoa. O evento vai reunir professores, pedagogos, psicólogos, pais e demais profissionais da educação, que irão debater o tema através de estudos da neurociência e do enfoque educativo na escola e na família.

De acordo com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superlotação da Paraíba (NAAH/S), a Paraíba tem 131 estudantes com superdotação, conforme dados do Censo Escolar 2018. O núcleo atende, atualmente, 48 crianças e adolescentes com idades entre 5 e 16 anos das cidades João Pessoa, São Mamede, Sapé, Campina Grande, Serra Branca, Cabedelo, Belém e Campo Largo.

“Os números não correspondem à realidade. Há um percentual alto de subnotificação. Discutir o tema com toda a sociedade, principalmente, com os professores é uma maneira de ampliar a identificação e a assistência deste grupo de estudantes. A proposta do seminário é compartilhar conhecimentos específicos sobre os estudantes com Altas Habilidades/Superlotação, público-alvo da educação especial”, disse a assessora de Educação Especial da Funad e responsável pelo NAAH/S, Larissy Araújo.

Durante o I Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação, serão realizadas palestras: “As Altas Habilidades e a Superdotação a partir da Neurociência”, com a neurologista pediatra Suênia Timóteo, “O enfoque Educativo sobre Altas Habilidades/Superdotação no espaço escolar e familiar”, com professora doutora Daniella de Souza Barbosa, e “Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Paraíba”, com a equipe do NAAH/S.

No período da tarde, estão programadas quatro oficinas temáticas voltada para os professores, são elas:

Robótica Educacional e suas Descobertas na Sala de Aula, com professor Tiago Araújo, “Teatro Para Atores e Não Atores”, com o professor Gustavo Vilar, Máscaras Neutras como Instrumento de Sensibilização, com o professor Jucinaldo Pereira, e Jogos de Raciocínio Lógico e Interpretativos para Suplementação, com a professora Danielle Martins.

O I Seminário Paraibano de Altas Habilidades/Superdotação é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Estado e da FUNAD (Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência). As inscrições gratuitas podem ser feitas no endereço: https://doity.com.br/i-seminario-paraibano-altas-habilidades-superdotacao. No momento da inscrição, os candidatos devem preencher todos os campos, e escolher a oficina temática que tem interesse em participar no turno da tarde. As vagas para as oficinas são limitadas.

O que são altas habilidades e a superdotação?

As altas habilidades e a superdotação são temas de estudos de diversas especialidades. Ao longo do tempo, muitos mitos relacionados a estas características estão sendo desvendados, colaborando para identificação e melhor atendimento das necessidades destes indivíduos. Segundo Larissy, apesar de conceitos parecidos, as altas habilidades e a superdotação têm diferenças.

“As altas habilidades estão relacionadas aos talentos que criança desenvolve nas relações sociais ou no ambiente escolar. Já a superdotação são potencialidades inatas do indivíduo, que se manifestam desde o início da vida, como precocidade e prodigalidade”, explicou.

Larissy disse que, em geral, o professor é a pessoa que identifica estas características no aluno, porém a família também contribui com o processo de identificação, ao apresentar algumas características particulares da criança durante o processo de desenvolvimento.

“Nem sempre o aluno com altas habilidades ou superdotado é aquele que tira notas boas e tem um ótimo comportamento em sala de aula. Ele pode ser aquele estudante que tem dificuldade nos relacionamentos sociais, resistência a aceitar algumas regras, intensidade de emoções e sensibilidade, características que podem ser confundidas com transtorno de déficit de atenção ou mesmo com o autismo”, ressaltou.

Avaliação do NAAH/S

Quando o professor – ou mesmo a família – identifica características de superdotação ou altas habilidades o estudante é encaminhado para fazer avaliação psicológica no NAAH/S. Inicialmente, são coletadas informações sobre a vida da criança com o objetivo conhecer melhor o seu desenvolvimento acadêmico, sociale efetivo. Em seguida, é realizada uma  bateria de teste (WISC IV -Escala Weschsler de Inteligência para crianças), e as atividades semi-estruturadas para a avaliação qualitativas, podendo chegar a um resultado preciso sobre as altas habilidades ou superdotação.

O serviço do NAAH/S é gratuito, Além da identificação, o núcleo faz o encaminhamento para os mais diversos espaços que possam potencializar as habilidades dos estudantes, presta orientação e formação aos professores, além de orientação e direcionamento às famílias. O núcleo conta com uma psicopedagoga, uma psicóloga e uma assistente social, também musicista. Mais informações:

Características intelectuais de crianças com superdotação e altas habilidade

- Aprende fácil e rapidamente. 
- É original, imaginativo, criativo, não convencional. 
- Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns. 
- Pensa de forma incomum para resolver problemas. 
- É persistente, independente, auto-direcionado (faz coisa sem que seja mandado). 
- Persuasivo, é capaz de influenciar os outros. 

- Mostra senso comum e pode não tolerar tolices. 
- Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas. 
- Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.  É esperto ao fazer coisas com materiais comuns. 
- Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.). 
- Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo).

- Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente. 
- Aprende facilmente novas línguas. 
- Trabalhador independente. 
- Tem bom julgamento, é lógico. 
- É flexível e aberto. 
- Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica

PROGRAMAÇÃO -  I SEMINÁRIO PARAIBANO DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

PROGRAMAÇÃO.png

MANHÃ

8h – Credenciamento

8h30 – Solenidade de Abertura

8h45 –Apresentação Cultural com estudantes do NAAH/S

09h10-Apresentação Cultural com Jessier Quirino.

09h40 - PALESTRA I – As Altas Habilidades e a Superdotação a partir da Neurociência

Dra. Suênia Timóteo – Neurologista Pediatra 

10h10 –PALESTRA II -  O enfoque Educativo sobre Altas Habilidades/Superdotação no espaço escolar e familiar.

ProfªDrª Daniella de Souza Barbosa

11h- PALESTRA III – O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação da Paraíba

11h20 – DEBATE

 

TARDE

OFICINAS TEMÁTICAS

OFICINA I – Robótica educacional e suas descobertas na sala de aula – Prof. Tiago Araújo

OFICINA II – Teatro para atores e não atores – Prof. Gustavo Vilar

OFICINA III – As máscaras neutras como instrumento de sensibilização - Prof. Jucinaldo Pereira

OFICINA IV - Jogos de raciocínio lógico e interpretativos para suplementação – Profa. Danielle Martins

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