Notícias
Caravana da Esclerose Múltipla
O Centro de Referência em Esclerose Múltipla, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e que funciona como um dos mais importantes setores da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), está realizando de hoje (24/07) até sexta-feira, a caravana de atenção e atividades às pessoas com EM.O trabalho começa em Campina Grande e segue por Patos, Souza, Cajazeiras e Uiraúna.
A intenção da caravana é fazer reuniões com todos os pacientes.Farão parte da equipe, dois médicos e uma farmacêutica, com consultas e dispensação de medicamentos de esclerose múltipla e treinamento de farmacêuticos nessas cidades.Em Patos, os médicos também receberão treinamento.
O CREM tem como missão a busca ativa para diagnóstico precoce e tratamento imediato em casos suspeitos de esclerose múltipla. Eles são encaminhados ao serviço, como também para o acompanhamento e monitoramento de usuários com diagnóstico definido. Entre os serviços prestados pelo Centro de Esclerose Múltipla estão: assistência médica especializada, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, dispensação e aplicação de medicamentos, com atenção farmacêutica e de enfermagem. Funciona das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30.
Segundo a Dra Bianca Etelvina, Coordenadora do CREM, essa iniciativa é muito importante porque é uma forma de articular a rede de serviços, dando total apoio a quem é acometido pela esclerose múltipla, com total assistência do Governo da Paraíba, não apenas na Funad, mas em todos os espaços do Estado. "Nós estamos encurtando distâncias, nos deslocando até os pacientes, para ouvi-los, atendê-los, para transmitir informações científicas, fazer essa busca ativa de novos diagnósticos, garantindo assim, serviço de excelência, de uma ponta à outra do Estado, detectando os problemas e resolvendo-os com exatidão e rapidez .Aliás, esse é um trabalho pioneiro no país", assegurou a neurologista e coordenadora do CREM.