Notícias
VIII Mostra de Arte Inclusiva do Estado da Paraíba
O Governo da Paraíba, através da FUNAD realizará nos dias 28 e 29 de novembro a VIII Mostra de Arte Inclusiva do Estado da Paraíba. A intenção do evento é unir diversas entidades de e para pessoa com deficiência através da arte e inclusão. Por isso, vai reunir usuários e profissionais da Instituição e também convidados de entidades que trabalham com a política da pessoa com deficiência na Paraíba. A Mostra vai acontecer no auditório Jimmy Queiroga e no pátio da Instituição, nos dois turnos. A abertura será feita pela presidente Simone Jordão, às 08h30, e a organização é do Núcleo de Vivência e Artes (NVA), que desenvolve práticas artísticas e culturais no processo de reabilitação e inserção social na Fundação. A mostra tem como coordenador o assessor da FUNAD, Juliano Almeida e toda a programação fará alusão aos 30 anos da Instituição, comemorados este ano.
O objetivo do evento é mostrar a força da arte na inclusão e reabilitação das pessoas com deficiência, democratizando o acesso às diversas manifestações culturais produzidas no Estado. Na abertura, as atenções estarão voltadas para o teatro. O grupo, coordenado pelo professor Joelton Barros e a professora Raquel Apolinário, vai apresentar o espetáculo "Rádio Pandeiro de Ouro”, em homenagem ao centenário de Jackson do Pandeiro. Na abertura também haverá apresentações musicais, de dança e visitação a feira de artes visuais.
A programação segue à tarde, com apresentações de teatro, coral, oficina de percussão, cordel e dança. Nos dias da Mostra passarão pelo palco da FUNAD diversos grupos de usuários e de instituições convidadas.
Todos os espetáculos são coordenados por professores e reabilitadores da FUNAD, que ao longo do ano, desenvolvem terapias através da arte. Esses usuários passam por atendimento em reabilitação e apoio pedagógico, através da arte, esporte ou preparação para o mercado de trabalho e na Mostra, apresentam o resultado desse trabalho. Na FUNAD, os usuários acessam os diversos serviços e têm ainda, a oportunidade de fechar o ciclo para sua autonomia, inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento da cidadania.
A Feira de Arte Inclusiva é a atividade paralela e envolve toda a FUNAD. Trabalhos de pintura, marcenaria, colagens, papietagem poderão ser conhecidos durante os dois dias, uma forma de dar visibilidade ao talento dos usuários, pais e servidores da Fundação, assim como das entidades convidadas, numa celebração à inserção e valorização dos atores envolvidos. A produção desses trabalhos busca despertar a criatividade, estimulação sensorial e possibilitar o desenvolvimento das potencialidades através da arte.
Segundo Simone Jordão, Presidente da Instituição, por meio da arte, muitas pessoas com deficiência conseguem expressar seus sentimentos. "A arte é um valioso agente de inclusão social. Com ela se consegue exteriorizar emoções, além de colocar em prática a sua criatividade. Convidamos à todos, para esse momento em que se une forças - Governo e entidades - para mostrar à sociedade que temos valores em diversas instituições e que a luta pela inclusão e o respeito deve ser ampliada", disse Simone Jordão.