Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FUNESC > Espaço Cultural > Notícias > Edição de junho do ‘De Repente no Espaço’ apresenta Erasmo Ferreira e Edvaldo Zuzu

Notícias

Edição de junho do ‘De Repente no Espaço’ apresenta Erasmo Ferreira e Edvaldo Zuzu

Exibir carrossel de imagens Público do De Repente no Espaço, que acontece no Espaço Cultural

Público do De Repente no Espaço, que acontece no Espaço Cultural

Junte duas violas e poesia e está pronta uma grande manifestação da cultura popular nordestina. É exatamente isso que vai acontecer nesta quarta-feira (5), na edição de junho do projeto De Repente no Espaço. Os convidados são Erasmo Ferreira (PB) e Edvaldo Zuzu (PE), que prometem uma noite de improvisos. O evento acontece no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, a partir das 19h e a entrada é gratuita. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Erasmo Ferreira é natural de Aroeiras e reside há sete anos em Serra Branca. Desde os seus 15 anos de idade, canta e encanta os amantes da poesia popular, dedilhando a sua viola, parceira de muitas alegrias de norte a sul do Brasil. É destaque em festivais e encontros de violeiros pelo País.

Com três CDs, participações em álbuns de festivais e parceiros de poesia, é autor de “Pedindo perdão” em parceria Heraldo Salviano, e “Apaixonado por essa mulher”, ambas regravadas por bandas de forró. Já conquistou vários prêmios como o 3º lugar no festival em homenagem ao poeta Pinto de Monteiro e 1º lugar no Festival de Violeiros, na cidade de São Vicente, no Rio Grande do Norte (RN).

Com mais de 30 anos de carreira, Edvaldo Zuzu – violeiro – é herdeiro da poesia crítica dos trovadores e jograis da península Ibérica. Nasceu em Machados e reside em Carpina, agreste pernambucano. Possui cinco CDs gravados com grandes nomes do repente e várias participações em outros discos.

Considerado um “peso pesado” do improviso, Edvaldo se apresenta de forma bastante contundente, buscando sempre o “ataque”, não se deixando encurralar pelo “adversário”. Por esse estilo, é conhecido e respeitado como “A Fera da Cantoria”.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no alto sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estava em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Sobre o projeto – O “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho de 2015 e faz parte das ações de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. Em janeiro e julho de 2016 foram realizados o 1º e 2º “Desafio De Repente”, com várias duplas de repentistas da Paraíba e de outros Estados.

 

Serviço

De Repente no Espaço

Convidados: Erasmo Ferreira (PB) e Edvaldo Zuzu (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

Data: quarta-feira, 5 de junho

Hora: 19h

Local: Mezanino 2, Espaço Cultural José Lins do Rego

Entrada: gratuita

Realização: Funesc/Governo do Estado da Paraíba

Voltar para o topo