Notícias
Funesc divulga atrações paraibanas do Festival de Artes Jackson do Pandeiro
Com 45 propostas paraibanas selecionadas por meio de edital, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba já tem definida parte da programação do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, que acontece de 25 a 28 de julho, em João Pessoa. Na quinta-feira (25), as atividades terão início às 16h, no estacionamento do Espaço Cultural (Polo “A Ordem é Samba”) com um mural coletivo de graffiti, com a participação de Acervo 03, Carlos Nunes, Dedoverde e Thayroni Arruda (Tha). Às 18h, no mesmo polo acontecerá o show com o rapper Fontes. Ainda no estacionamento, às 18h40, apresentação de dança com o grupo “Supreme Boyz”, e às 19h30 show com “Sinta a Liga Crew”.
No Praça do Povo (Polo “Bê com A”), às 17h se iniciam as atividades da Feirinha Criativa, que reúne artesanato e culinária tipicamente paraibanas.
Já no Cine Bangüê (Polo “Jack Perry”), as sessões de exibição de curtas paraibanos se iniciam às 18h e se encerram com debates.
Às 20h, no palco principal da Praça do Povo (Polo “Sebastiana”), acontece a abertura às 20h, e em seguida, show com Lenine.
A programação da sexta-feira, dia 26, começa às 17h30, na Praça do Povo da Funesc (Polo Bê com A), com a Feira Criativa. Logo em seguida, a partir das 18h, haverá Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito (no Polo A Ordem é Samba). Já a performance ‘Parahyba Rio Mulher’ terá início às 19h, no Teatro de Arena (Polo Chiclete com Banana). No mesmo horário, só que no teatro Paulo Pontes (Polo Cabeça Feita), poderá ser visto o espetáculo circense ‘Plenitude’.
Também às 19h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Polo Canto da Ema), haverá show com a banda Alamiré. A Praça do Povo (Polo Sebastiana) terá outras três apresentações musicais, a partir das 20h30. Wister – acompanhado de banda - fará o primeiro show. Logo em seguida, entra a banda-fôrra a partir das 21h40. Os Fulano encerra a noite com uma apresentação a partir das 22h50.
Programação do sábado (27/07)
No sábado, a feirinha criativa abre a programação, às 16h, na Praça do Povo (Polo “Bê com A”). No mesmo local, às 17h tem o lançamento de livro do jornalista Fernando Moura, biógrafo de Jackson do Pandeiro, e em seguida, às 17h30, tem contação de história com o grupo “Contação da Rua”. Também no sábado, o palco do teatro Paulo Pontes (Polo "Cabeça Feita") Ainda no Polo “Bê com A”, às 18h10 quem anima a noite é o “Projeto Tamborete”, que homenageia através da música e da dança o centenário de Jackson do Pandeiro.
Às 19h, no Teatro de Arena (Polo “Chiclete com Banana”), tem apresentação de dança com o espetáculo “Terreiro Envergado”, do Coletivo Tanz. Ainda às 19h, no estacionamento (Polo “A Ordem é Samba”) tem apresentação do grupo “Caiana dos Crioulos” e logo em seguida, às 20h, show do Trio Maria Sem Vergonha.
No Teatro Paulo Pontes (Polo “Cabeça Feita”), às 20h, será apresentado o espetáculo teatral “A Ópera do Pandeiro”, e no mesmo horário, em paralelo, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Polo “Canto da Ema”), terá apresentação da banda “Vermelho Marte”.
Às 20h30, acontece a abertura da exposição fotográfica que homenageia Jackson do Pandeiro, no Polo “Chiclete com Banana”, intermediações do Teatro de Arena.
No palco principal da Praça do Povo (Polo “Sebastiana”), tem show às 21h com Nathália Bellar e Trio Dibuiá e às 22h30 com Margareth Menezes.
No domingo (28), último dia do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, a programação começa às 15h30 com recreação circense na Praça do Povo (Polo Sebastiana). No mesmo horário e nomesmo local, haverá a Feirinha. Logo depois, a partir das 16h30, está programada a intervenção circense ‘A Sanfonástica Mulher-Lona’. Já na Praça do Povo (Polo Bê com A), a partir das 18h30, tem contação com a Trupe Laço de Fita, de Campina Grande.
Na área de dança, tem o espetáculo ‘Metal’, de Campina Grande, no Teatro Paulo Pontes (Polo Cabeça Feita), a partir das 18h30. O espetáculo ‘Guara-Mamo’ poderá ser visto na Sala de Concertos Maestro José Siqueira (Polo Canto da Ema), a partir das 19h. No mesmo horário, só que no Cine Bangüê (Polo Jack Perry), haverá exibição de curtas-metragens e debate com realizadores. No estacionamento (Polo A ordem é Samba), encerramento do festival será com shows de Sambatap às 20h30 e Polyana Resende às 21h30.
A programação de audiovisual se concentrará no Cine Banguê, com exibições de curtas selecionados por meio de edital. As sessões serão realizadas nos dias 25, às 18h, e 28, às 19h. No dia de abertura do evento serão exibidos os filmes "Galos-de-Campina - A influência de Jackson nos antigos pandeiros da Rainha da Borborema", de Yago Paolo Costa Aguiar; "Palito", de Yan Albuquerque Araújo; "Você Conhece Derréis?", de Veruza Rolim Guedes; "Aquém dos Muros", de Jailson Batista de Barros; "Pranto", de Jaime dos Santos Guimarães; "Rasga Mortalha", de Maria Patrícia de Aquino Lima. No domingo, dia de encerramento do Festival, serão exibidos "Tessália", de Guilherme Schmitt da Silva Mello; "Um Dois Um: Crônicas de Homicídios", de Ana Calline da Silva Feliciano; "O Grande Amor de um Lobo", de Kennel Rogis Paulino Batista Nunes; "Cálice", de Bianca Rocha Gouveia; "Vrá-Sil", de Mateus Jácome Castelo Gomes Torres; "Atrito", de Diego Leite Lima.