Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > FUNESC > Espaço Cultural > Notícias > Obra “Pureza” será debatida em Painel Funesc comemorativo aos 120 anos de Zé Lins do Rego

Notícias

Obra “Pureza” será debatida em Painel Funesc comemorativo aos 120 anos de Zé Lins do Rego

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza nesta quarta-feira (15), às 19h30, em transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/TvFunesc ), mais um Painel Funesc especial, com um debate sobre a obra “Pureza”, de José Lins do Rego. O evento acontece em comemoração aos 120 anos do romancista e traz como convidado historiador Giuseppe Lyra, sendo mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

 

Giuseppe Lyra Filho é professor de História do Ensino Básico. É graduado e mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolvendo estudos sobre história social, história da Paraíba, escravidão, emancipação dos escravizados e história das cidades.

 

José Lins do Rego nasceu em Pilar (PB), em 1901. Com uma vasta obra de romances regionalistas, ele é considerado um dos escritores mais importantes da moderna produção literária nacional, com livros como “Menino de Engenho”, “Riacho Doce” “Doidinho”, “Banguê” e “Fogo Morto”. Em “Pureza”, de 1937, o escritor retrata um outro espaço nordestino: verde, tranquilo e bucólico, enquanto conta a história de Lourenço de Melo, um homem atormentado e cheio de temores. O livro integra o chamado pelos críticos “ciclo do lirismo erótico”, na obra de José Lins.

 

O ‘Painel Funesc’ estreou no dia 14 de julho de 2020 e, desde então, já foram realizados diversos encontros virtuais, semanalmente. A proposta do projeto é levar ao público discussões sobre diferentes linguagens artísticas, além de assuntos relacionados à produção cultural e à cena paraibana.

 

 

Serviço

 

Painel Funesc

Especial 120 Anos de Zé Lins

Quarta-feira, 15 de setembro de 2021, às 19h30

Debate sobre a obra “Pureza”, de José Lins do Rego

Transmissão: YouTube (youtube.com/TvFunesc )

Voltar para o topo