Notícias
“Nascente Viva”: Sudema lança projeto de recuperação de nascentes e matas ciliares do Rio Paraíba
O Governo do Estado lançou, na manhã de hoje (3), o projeto Nascente Viva, criado pela Sudema e pela Seirhma-PB com o objetivo promover a recuperação das nascentes e das matas ciliares no alto e médio curso do Rio Paraíba. A solenidade aconteceu no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
No evento, o superintendente da autarquia, Marcelo Cavalcanti, apresentou as metas, propósitos e ações do projeto. “Com o Nascente Viva, esperamos não só recuperar essas nascentes e matas ciliares, mas também conscientizar a comunidade local para que mantenha essas áreas conservadas. É levar segurança hídrica, abastecimento de água e conhecimento a essa população”, comentou.
A solenidade contou ainda com a presença do governador João Azevêdo. “Os reais e principais benefícios do Nascente Viva serão sentidos em todo o nosso estado ao longo dos próximos anos. Podemos dizer que o projeto será uma verdadeira ‘fábrica de águas’ para nosso povo”, afirmou.
Já nesta sexta (4), a Sudema irá promover um evento na cidade de Monteiro, às margens do Rio Paraíba, que terá a participação de autoridades locais, da comunidade do entorno, além do governador do estado. O evento acontece a partir das 10h, no Portal das Águas.
Criado pela Sudema/Seirhma-PB em 2019, o Nascente Viva tem a missão não só de recuperar as nascentes e áreas de proteção permanente do Rio Paraíba, mas também a de proporcionar ações de mobilização social, sensibilização e educação ambiental junto a proprietários de terras, lideranças comunitárias e moradores dos municípios beneficiados.
Em média, o projeto deve atuar na recuperação de 202 nascentes, totalizando uma área de 633,15 hectares, incluída aí a mata ciliar do alto e médio curso do Rio Paraíba. Um total de 24 municípios devem ser beneficiados diretamente com as ações, em uma extensão de mais de 334 km ao longo do Rio Paraíba.