Notícias
Educação Ambiental da Sudema encerra primeira etapa de capacitação dos profissionais de educação
Cerca de 300 professores da rede estadual de ensino participaram da capacitação sobre educação ambiental oferecida pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. As atividades foram realizadas dos dias 11 a 18 de maio nas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa e visou tornar os educadores sensíveis e multiplicadores na defesa do meio ambiente.
O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, destacou a qualificação. “Sabemos que a escola é uma das principais instituições responsáveis na formação do homem, por isso, preparar os educadores é tornar as novas gerações sensíveis, participativas e responsáveis as questões ambientais”, ressaltou.
Taciana Wanderley Cirilo, coordenadora da Educação Ambiental da Sudema, falou sobre os trabalhos e explicou que eles serão contínuos. “Observamos que os professores abraçaram a causa e viram à importância de se discutir com os alunos as questões referentes ao ecossistema, sustentabilidade e preservação ambiental. Nosso intuito é continuar com a ação e formar mais multiplicadores”, comentou.
Segundo a professora de Biologia, Gernecilene Silva, a educação ambiental deve ser uma rotina nas instituições de ensino, pois torna o cidadão responsável e consciente da importância de um ecossistema equilibrado. “Todos nós somos responsáveis pela manutenção do nosso planeta, por isso a importância da educação ambiental dentro das salas de aula. O curso de extrema valia, pois nos permitiu fazer uma reflexão sobre a temática e como mostrá-la aos nossos alunos”, frisou.
Durante a solenidade de encerramento desta primeira etapa da capacitação, a equipe da educação ambiental da Sudema propôs aos professores a elaboração de um projeto de educação ambiental na escola e apresentá-lo na Semana de Meio Ambiente, nos dias 6 a 11 de junho.