Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Governo do Estado realiza ação conjunta para combater poluição nas praias de João Pessoa

Notícias

Governo do Estado realiza ação conjunta para combater poluição nas praias de João Pessoa

Visando resolver os problemas de balneabilidade das praias localizadas no município de João Pessoa, o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e outros órgãos, realizou uma ação conjunta, na manhã desta segunda-feira (4), na praia de Manaíra.

Na ocasião, a Sudema, por meio da coordenadoria de Educação Ambiental, distribuiu material educativo e saquinhos para o descarte correto do lixo, e a Cagepa fez um trabalho de identificação dos esgotos irregulares lançados nas galerias pluviais.

“A fiscalização e o controle da balneabilidade é de responsabilidade dos municípios, contudo, a autarquia, juntamente com outros órgãos estaduais, sentiu a necessidade de uma intervenção para solucionar o problema presente na área, por isso, reuniu forças para a realização deste trabalho”, explicou o superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho.

De acordo com o assessor técnico da Cagepa, Leonardo Brasil, a força tarefa é uma forma de identificar a origem da poluição que cai nas galerias pluviais. “Nosso objetivo é identificar se realmente existe lançamento de esgoto nas galerias que vão para o mar e quem está fazendo isso irregularmente. A partir daí, poderemos tomar as medidas cabíveis, evitar futuras irregularidades deste tipo e contribuir para a balneabilidade das praias de João Pessoa. Os trabalhos só vão ser concluídos quando examinarmos todos os pontos de lançamentos de galerias pluviais que deságuam no mar”, destacou.

O diretor de marketing da PBTur, Luciano Lapa, ressaltou que uma praia com boa balneabilidade é fundamental para o aumento turístico da região. “Acho bastante importante porque as praias realmente devem se manter limpas para os turistas e a poluição causada pelo esgoto afasta não somente o turista, mas a população no geral. Então, este tipo de ação deve acontecer constantemente. Esperamos que a prefeitura volte os olhos para esta situação”, afirmou.

Manuelina Hardman, coordenadora da Câmara Empresarial de Turismo, da Federação do Comércio da Paraíba, explicou a relevância  da  iniciativa. “A ação é importante para que as praias se mantenham liberadas para o banho, tanto para os turistas que nos visitam, como para os moradores. As instituições de turismo informam que o nosso litoral é um dos mais bonitos e limpos do Nordeste, mas quando o turista chega na nossa orla depara-se com placas informando que as praias estão impróprias para o banho. Por isso, estamos mobilizando os órgãos de meio ambiente”, declarou.

Balneabilidade – A Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias monitoradas por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente. O controle e a fiscalização na manutenção da boa qualidade da água são de responsabilidade dos municípios.

 

Voltar para o topo