Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Répteis e anfíbios serão tema de projeto no Jardim Botânico

Notícias

Répteis e anfíbios serão tema de projeto no Jardim Botânico

Nos próximos meses, o Jardim Botânico Benjamin Maranhão será palco de diversas ações que pretendem desmistificar os répteis e anfíbios para a população. São animais como sapos, cobras, lagartos e tartarugas. O projeto é uma iniciativa do Laboratório e Coleção Científica de Herpetologia da UFPB.

“Animais como os répteis e anfíbios ainda são vistos de forma muito negativa na sociedade, provocando medo e até asco em algumas pessoas. O projeto visa desmistificar esses animais, ensinando, entre outras coisas, sua importância ecológica enquanto predadores de insetos e roedores”, explicou o biólogo Fagner Delfim.

            A proposta é desenvolver ações direcionadas ao público do Jardim Botânico, além de se fazer divulgação científica nas redes sociais.

“Pretendemos montar uma coleção didática de animais não vivos, para que os visitantes conheçam a herpetofauna da Mata do Buraquinho. Além disso, esperamos fazer trilhas temáticas semanais com informações ao público e, nos finais de semana, vamos levar estandes com animais vivos para apresentar aos visitantes, trazendo curiosidades ecológicas e explicando as diferenças entre serpentes peçonhentas e não, por exemplo”, acrescentou.

            Para Suênia Oliveira, diretora do Jardim Botânico, a parceria será importante para orientar o público das trilhas. “Uma das primeiras perguntas das pessoas é se tem cobra. Nós nunca registramos qualquer tipo de acidente, mas é possível encontrar esses animais durante as trilhas, pois estamos em um ambiente natural. É essencial educar o público quanto a nossa fauna”, afirmou.

            As ações devem ter início após o retorno das atividades do Jardim, atualmente suspensas em razão do isolamento social necessário ao combate do Covid-19. As datas serão divulgadas em nosso site.

Voltar para o topo