Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUDEMA > Notícias > Sudema realiza audiência pública para discutir instalação do Aterro Sanitário de Guarabira

Notícias

Sudema realiza audiência pública para discutir instalação do Aterro Sanitário de Guarabira

 Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realiza, nesta quarta-feira (19), às 9h, no Teatro Geraldo Alverga, em Guarabira, uma Audiência Pública para apresentação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) sobre a Licença de Instalação para o Centro de Tratamento e Disposição de Resíduos (Aterro Sanitário de Guarabira) de um consórcio que agrega 25 municípios no Agreste paraibano.

A atividade obedece a Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e tem como principal objetivo permitir o avanço no enfrentamento de problemas ambientais, sociais e econômicos em relação ao manejo inadequado do lixo. Para tanto, a Sudema disponibiliza em seu portal www.sudema.pb.gov.br , na aba EIA/Rima, o Relatório de Impacto Ambiental do futuro Aterro Sanitário.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, espera que a população se faça presente na audiência, para poder dirimir possíveis dúvidas do quanto o empreendimento possa causar de danos ao meio ambiente ou não. “Os benefícios são notórios ao ser humano, tanto é que é obrigatório municípios com mais de 50 mil habitantes disponibilizarem de aterros sanitários em seus territórios. Além de Guarabira, outros 24 municípios serão beneficiados”, esclarece João Vicente.

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 58,4% dos resíduos são destinados a aterros sanitários, que possibilita controle de poluição ambiental e proteção da saúde pública. Na cidade de Guarabira, o processo para criação de uma unidade está na etapa de implantação e tem como finalidade criar um espaço destinado à disposição final do lixo gerado pela população da região.

Voltar para o topo