Notícias
Sudema realiza palestra sobre os malefícios do uso das drogas
Dando continuidade às atividades do programa “Viver Bem”,desenvolvido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, foi realizada nesta quarta- feira(18), no auditório da instituição, uma palestra sobre os malefícios do uso das drogas. A atividade fez parte dos trabalhos de ressocialização dos apenados que prestam serviços à Sudema.
Na ocasião, o palestrante Túlio Polari Leitão, Secretário de Políticas Anti-drogas do Estado da Paraíba, apresentou aos presentes os dados referentes aos números de usuários existente no Brasil e no Estado, aproveitando a oportunidade para esclarecer dúvidas e explicar os malefícios e as consequências do vício para sociedade, como também os métodos de tratamento e prevenção.
O prestador de serviço, Ailton Souza de Oliveira, relatou que por muito tempo foi dependente das drogas e acredita que são atividades como estas que fazem a diferença na vida do usuário. “Foi por meio desse tipo de palestra que um dia pedi ajuda para sair do vício. Fui dependente químico por anos e as drogas me tiram a dignidade, família e a liberdade. Quando resolvi sair desse mundo percebi o quanto eu cresci como ser humano”. explicou.
A Coordenadora do setor de Educação Ambiental do órgão, Maria Goretti das Chagas, ressaltou a importância da atividade. “O trabalho utilizou uma metodologia participativa promovendo a valorização de experiências e vivências dos apenados da instituição, levando em consideração o processo reflexivo e construtivo”, acrescentou.
Vivendo Bem – O projeto visa contribuir com a ressocialização dos apenados que prestam serviço à Instituição, objetivando o desenvolvimento interpessoal através de técnicas que envolvem conteúdos intelectuais , emocionais e educacionais.