Presidente do TCE faz relatório de inspeção as obras de transposição
O Presidente do TCE-PB conselheiro Fernando Catão levou ao conhecimento do Pleno o relatório de sua viagem de visita as Obras de Transposição do Rio São Francisco. No início de sua explanação ele teceu comentários sobre o Perímetro Irrigado de Sousa que pretende irrigar para melhorar a capacidade agrícola dos municípios do entorno.
Inicialmente, ele chamou a atenção para o assoreamento do Rio Piranhas completamente degradado e o incapaz de servir como condutor de águas do São Francisco quando elas aportarem ao seu destino final. Igualmente o conselheiro alertou para o desvio de água que é feito de maneira criminosa diminuindo e até impedindo a vazão normal para as zonas irrigadas. Esse problema foi comunicado a AESA que declarou sua impossibilidade de conter esse tipo de exploração por carências de meios para efetuar a fiscalização necessária.
O Presidente Catão continuou sua explanação mostrando obras em andamento e paralisadas dos dois canais que trarão as águas do São Francisco e alertou para a necessidade de que a Paraíba prepare-se para receber e dar uma destinação correta a essa água através de estudos e de um plano diretor que contemple todos os aspectos, inclusive os ecológicos com a recuperação da mata nas proximidades dos rios, canais, nascentes e açudes atualmente tomados por verdadeiros desertos.
Ele estimou que as obras de transposição das águas, se retomadas de imediato, devem demorar ainda cerca de quatro anos para seu pleno funcionamento.