A festa prosseguirá, na Sala de Sessões, com a assinatura de dois convênios. Um deles, com a Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup), para a capacitação de gestores públicos, em programa que o presidente do Tribunal, conselheiro Nominando Diniz, estará lançando na ocasião.
O segundo convênio, com a Associação Paraibana de Imprensa, servirá ao treinamento de jornalistas para consulta ao Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade), aplicativo de computador que permite verificar o andamento de processos, as receitas e os gastos dos organismos públicos estaduais e municipais.
Em seus 39 anos, o TCE também se prepara para atuar na área de auditoria de empréstimos internacionais com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Equipe do BID é esperada, então, pelo conselheiro Nominando Dinz para os primeiros entendimentos neste sentido.
“O Brasil teve, até aqui, apenas três Cortes de Contas credenciadas junto a esse Banco para auditorias do gênero e, no Nordeste, apenas o da Bahia. Nossa inclusão reflete o grau de confiança e respeito de que desfrutamos não apenas aqui, mas, também, nacionalmente”, comenta ele.