Essa é uma ferramenta da Pasta da Previdência para gerenciamento das informações sobre servidores públicos civis e militares ativos e inativos, pensionistas e demais dependentes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios que possuam Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
O encontro também trará ao TCE a coordenadora de Estudos Estatísticos da Secretaria de Previdência Social Cleide Pereira de Melo da Costa. Será dela a palestra principal acerca do uso do Siprev na gestão dos regimes previdenciários.
Gratuito, o Siprev permite o armazenamento em um único banco de dados das situações individuais (informações básicas do servidor ativo, inativo, pensionista ou dependente), previdenciárias (vínculos funcionais, tempos de contribuição, aposentadorias adquiridas, histórico funcional, cargos e carreiras) e financeiras (valor de contribuições previdenciárias e benefícios recebidos). Permite, ainda, a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição e a verificação dos registros de dados essenciais à instrução de processos do gênero.