Notícias
Tribunal de Contas do Estado inicia comemorações pelos 47 anos de existência
Saudação do presidente André Carlo Torres Pontes aos quadros de membros, procuradores e servidores abriu, na manhã desta terça-feira (27), a programação do 47º aniversário de instalação do Tribunal de Contas da Paraíba, a completar-se na próxima quinta-feira.
Reunida no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, prédio anexo, a plateia também formada por conselheiros, procuradores e funcionários aposentados, foi por ele tratada como integrantes de uma mesma família. A seu ver, o que o Tribunal inscrito na vanguarda do sistema nacional de controle externo tem de melhor é sua gente. “Nosso maior patrimônio não são as instalações confortáveis nem os equipamentos modernos. São as pessoas de fé, de família e de trabalho”, disse.
O programa desta terça-feira seguiu-se, no mesmo Auditório, com a peça teatral “A passagem do tempo no TCE” escrita, dirigida e interpretada por servidores da Casa e, depois disso, com palestra do psicólogo Rossandro Klinjev para o público interno. Mestre, também, em Saúde Coletiva, ele abordou o tema “A construção do novo em nossa vida”. As celebrações prosseguirão com a entrega da Medalha Cunha Pedrosa ao novo presidente da Associação de Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Nogueira, durante a abertura da sessão plenária desta quarta-feira (28).
O programa da quinta-feira, 1º de março, começará, às 8 horas, com hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Paraíba e do próprio TCE e prosseguirá com o corte do bolo de aniversário. Mas a data ainda terá o primeiro dos dois encontros técnicos com gestores paraibanos, então reunidos, a partir das 9 horas, no Centro Cultural Ariano Suassuna, a fim de tomarem conhecimento dos Relatórios Prévios de 2017 (com apresentação do conselheiro André Carlo) e, em seguida, dos Painéis de Acompanhamento da Gestão de 2018, neste caso, durante exposições dos auditores de contas públicas Josedilton Diniz e Willo Pinheiro.
O encontro da quinta-feira com prefeitos e gestores de órgãos da administração estadual será repetido, na manhã da sexta-feira (2/03), desta vez com público a ser formado por presidentes de Câmaras Municipais e dirigentes de Institutos de Previdência. Em ambas as ocasiões, a abertura dos trabalhos será antecedida por apresentações do Coral de Servidores do TCE.
Até o final da manhã da sexta-feira, quando tudo se encerrará, o público interno e o externo também terão a oportunidade de ver acervo de documentos, fotografias, equipamentos e mobiliário que compuseram as fases iniciais da história do Tribunal de Contas, organismo instalado em 1º de março de 1971 após a criação pelo Decreto 3.621, de 17 de agosto de 1970, assinado pelo então governador João Agripino.
Ascom/TCE-PB (Frutuoso Chaves)
27 02 18