Promovido pela Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), órgão do TCE, esse curso fez parte do Programa de Capacitação de Servidores Públicos extensivo a estudantes universitários a fim de que dele se tornem agentes multiplicadores. Para tanto, além do Unipê, a Ecosil teve como parceira a empresa Projeto e Desenvolvimento de Software para Ambiente Virtual Ltda. (Prosoft).

“Já havíamos firmado, com esse mesmo objetivo, idêntica parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras”, conta o coordenador da Ecosil Sebastião Taveira. Ele explica, porém, que nesta sua última versão o curso oferecido pela Ecosil fez uso de uma nova ferramenta: a “Ilha do Aprender”.

“Trata-se de processo baseado no sistema Avatar de realidade virtual pelo qual os alunos, mesmo longe do TCE, sentiram-se na sala de aula a interagir com o professor ou colegas e a percorrer ambientes, entre eles o da biblioteca”, conta Taveira.

A entrega dos certificados terá as participações, ainda, do presidente do Tribunal, conselheiro Nominando Diniz, e do reitor do Unipê, professor José Loureiro.