Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Centro São Francisco abre mostra "Fragmento 18"

Notícias

Centro São Francisco abre mostra "Fragmento 18"

por publicado: 19/01/2016 14h46 última modificação: 19/01/2016 14h46
Reprodução/Juliana Alves "Rima ao mar", de Juliana Alves, integra a exposição

"Rima ao mar", de Juliana Alves, integra a exposição


Com a proposta de mostrar um novo olhar e fazer um recorte sobre a produção da novíssima geração de artistas visuais de João Pessoa, Vanessa Cardoso, Willian Macêdo e Juliana Alves participam da exposição intitulada ‘Fragmento 18’, que será aberta hoje no Centro Cultural São Francisco. A exposição, que na verdade é uma mostra coletiva, irá expor às 19h, um total de 18 trabalhos com temáticas variadas que vão do universo feminino ao masculino tecendo uma ponte entre eles.

Segundo Marcos Alves, curador da galeria e exposição, o conceito principal da mostra gira em torno das gerações. “Além de fazer referência à quantidade de obras que serão expostas, ao completar 18 anos as pessoas começam a formar sua própria personalidade e expressar-se de forma mais concreta. Então, vamos mostrar as pessoas essa expressividade entre as gerações”, explicou.

Embora os trabalhos apresentados abordem temáticas e realidade diferente existe uma correlação entre elas. Com sua formação academia recente e faixa etária equilibrada entre se, os jovens artistas utilizaram elementos e materiais em comum. “Os materiais usados entre pelos meninos é parecido como, por exemplo, acrílico, madeira óleos sobre tela entre outros”, ressaltou o curador do evento Marcos Alves.

A mostra trará seis obras de cada artista. Iniciando o tour pela galeria, o público irá se deparar com os trabalhos da artista Vanessa Cardoso que utilizou a técnica do acrílico sobre Eucatex. Em suas obras a artista plástica traz pinturas de mulheres em diversas situações do cotidiano. Com sua sensibilidade social, Vanessa Cardoso já elaborou outros trabalhos mais recentes como as exposições “MST, abril vermelho” e “Os 50 Anos do golpe Militar no Brasil”.

“Espero que renda bons frutos daqui pra frente e fico contente principalmente por expor com talentosos artistas como Willian e Juliana. Além de estar muito feliz pelo convite e parceria com a Galeria Valentim”, comentou a artista plástica Vanessa. Entre as suas obras selecionadas estão “Olho Gordo”, “Mulheres de Areia” e “Coração Sangra”, todas com temas focados nas relações das mulheres na sociedade patriarcal.

Ainda na mesma galeria, a mostra terá ainda trabalhos da artista plástica Juliana Alves, representa uma parte de seu processo criativo mais recente. “São óleos e acrílicos sobre tela que tem características mais abstratas e são frutos de minhas pesquisas criativas”, disse Juliana. Entre suas obras estão “Rima ao mar”, “Cores de um amor suave” e “Frisson”.

Por fim, as obras de Willian Macêdo procuram mostrar a dificuldade que o homem contemporâneo tem com o meio ambiente. Do artista, a Galeria Valentim selecionou três desenhos a carvão e três obras que usam materiais diversos como arame farpado, ferro e madeiras que, combinados, rementem a um jogo de equilíbrio e desequilíbrio do homem com a natureza.

A exposição “Fragmento18” conta com apoio do Centro Cultural São Francisco e da agência de publicidade Moai. “A Galeria Valentim, ao mostrar a individualidade das obras de arte gera uma motivação para os novos artistas”, disse Willian sobre a exposição.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06