Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Sinfônica da UFPB anuncia turnê, ópera e CD em tributo a José Siqueira

Notícias

Sinfônica da UFPB anuncia turnê, ópera e CD em tributo a José Siqueira

por publicado: 10/03/2018 19h05 última modificação: 10/03/2018 19h38
Divulgação OSUFPB realizará as séries Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Ariano Suassuna, Alberto Kaplan, Philipeia, além dos Concertos Especiais

OSUFPB realizará as séries Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Ariano Suassuna, Alberto Kaplan, Philipeia, além dos Concertos Especiais


Jamarri Nogueira

Em diversas partes do Brasil, o movimento sinfônico vai de mal a pior. Há grandes cidades sem orquestras e outras acabando com as que existem. Em São José dos Campos (SP), a orquestra sinfônica teve o fim decretado pela gestão pública. Em São Paulo (SP), os músicos da Banda Sinfônica foram todos demitidos. Em Campinas (SP), a Câmara está discutindo o fim da Orquestra Sinfônica da cidade. Muitas das orquestras que sobrevivem nesse mar de negatividades costumam ter programações anuais pequenas e até mesmo insipientes. A Paraíba, ainda bem, está na contramão dessa dura realidade. Exemplo disso é a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que acaba de iniciar sua temporada de concertos.

Além da enorme quantidade de concertos para este ano em João Pessoa, o maestro Thiago Santos e o diretor David Fernandes (CCTA da UFPB) garantem que a Orquestra pensa grande e que 2018 será marcado por muito mais ações e atividades dos músicos. Programação inclui uma nova turnê pelo Nordeste, produção de ópera, a gravação de um CD em homenagem ao maestro José Siqueira e a criação da ‘Residência Artística’. “Será uma temporada ousada”, garantiu o maestro Thiago Santos. Mais uma vez, conforme ele, a temporada terá seis séries de concertos: Augusto dos Anjos, Pedro Américo, Ariano Suassuna, Alberto Kaplan, Philipeia e Concertos Especiais. As apresentações serão na Igreja de São Francisco e na Sala de Concertos Maestro José Siqueira.

Fechada há quase um ano, a Sala de Concertos Radegundis Feitosa (casa da OSUFPB) está passando por reformas. A expectativa é de que o espaço seja entregue em tempo de receber alguns dos concertos desta temporada. Por enquanto, os ensaios da orquestra ocorrem no Auditório da Reitoria.

 'Residência Artística’

O professor David Fernandes, diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, também é só empolgação com a programação da OSUFPB para este ano. Ele adiantou que a orquestra está fechando parceria com uma companhia aérea para garantir a movimentação dos músicos na nova turnê pelo Nordeste. E a OSUFPB está discutindo a criação da ‘Residência Universitária’ no campus de João Pessoa. A ideia é que o músico graduado pela UFPB possa passar mais um ano exercitando uma área específica da prática musical. O formato é o mesmo da Residência Médica, quando o profissional exercita uma especialidade da área.

“Os aprovados para a Residência Artística receberão uma bolsa de estudo equivalente ao valor pago para bolsistas de mestrado”, disse David Fernandes. O diretor declarou que a orquestra tem buscado se empoderar da qualidade de seus membros e de seus projetos para a busca de parcerias. David enfatizou que publicação da Editora Abril apontou apenas dois departamentos de música com cinco estrelas no Brasil: o da USP, em São Paulo, e o da UFPB, em João Pessoa. A excelência é resultado de muito trabalho e dedicação, de acordo com o diretor. “Enquanto orquestras estão acabando, estamos investindo”, completou.

Ainda este ano, mais cinco músicos serão contratados pela OSUFPB. Todos eles na área de sopro. Atualmente, são 21 músicos contratados, via concurso. A meta é de que chegue a 40. O orçamento anual – perto de R$ 2 milhões – banca praticamente apenas os salários dos integrantes da orquestra.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06