Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cultura > Sarau promovido em JP homenageia a escritora e poetisa Vitória Lima

Notícias

Sarau promovido em JP homenageia a escritora e poetisa Vitória Lima

por publicado: 01/04/2017 00h05 última modificação: 01/04/2017 15h34
Divulgação A pernambucana Vitória Lima é colaboradora semanal de A União

A pernambucana Vitória Lima é colaboradora semanal de A União


Rodolfo Amorim - Especial para A União

Para lembrar e ressaltar a existência das mulheres na literatura, a Cia Encena promove, hoje, o primeiro Sarau de 2017. O Sarau Poético Mulher: Poesia Viva faz uma homenagem à escritora e poetisa pernambucana, radicada na Paraíba, Vitória Lima. Durante o encontro, as atrizes Amanda Galvão, Celly de Freitas, Gigliolla Melo e Silvana Pequeno fazem performances para interpretar a obra da escritora. Além disso, haverá intervenções da musicista Clara Bione, com voz e violão. O evento acontece na sede Grupo, no bairro Expedicionários, na capital.

Aos 70 anos, Vitória Lima já participou de alguns saraus e de outros encontros, onde foi homenageada com sua poesia. A escritora contou quão importante são esses eventos para o cenário artístico de João Pessoa. “Eu acho muito bom que estejam acontecendo essas coisas na cidade, pois a poesia promove o que há de bom nas pessoas, porque vivemos uma época muito egoísta, e um encontro como esse suscita o que há de melhor na pessoa humana”, destacou.

O processo de escrita de Vitória acontece desde cedo, e segundo a escritora, a poesia vem, e ela se faz de abrigo. Com versos livres, ela procura a melodia interna do poema, e a melodia nas palavras. “Eu não me preocupo com métrica nem rimas, mas com a beleza e a melodia do poema escrito”, expressou. Em suas palavras, estão retratos, fragmentos de vida e o momento presente, numa mistura entre vida e arte, transitando pelo sentimento.

A poetisa acrescentou que não tem uma disciplina para escrever seus poemas, é como se algo lhe tomasse. “Se eu tivesse tanta disciplina, já teria mais livros publicados”, brincou. Vitória Lima tem dois livros de poesia publicados: Anos Bissextos (1997), pela Editora A União e Fúcsia (2007), pela Editora Linha D’Agua. Mas já participou de coletâneas no Recife também, cidade onde nasceu.

O cenário de mulheres na literatura, para Vitória, está em ascensão. “Eu acho que nós estamos cada vez mais escrevendo. Além de escritoras antigas, tem umas novas surgindo nesse cenário, elas estão se multiplicando de uma forma muito saudável e perderam o medo de se expressar”, pontuou, ao citar alguns nomes femininos na poesia, como Débora Gil Pantaleão, entre outras.

Ao falar das performances artísticas junto à poesia, a escritora disse que o teatro é uma coisa que tem surgido de uma forma muito bacana aqui em João Pessoa, de maneira muito ativa não têm deixado a arte entrar no comum. Para ela, a iniciativa da atriz Celly de Freitas é uma prova disso. Celly é atriz da Cia Encena, que diz gostar muito de incluir performances nos saraus em que promove. Fazendo jus ao momento, Vitória tem um poema chamado “Mulher”, em que apresenta uma composição que traz a inquietude do ser feminino frente ao corpo, na busca pela estética.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06