Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade > Aléssio Trindade destaca avanços na educação da PB

Notícias

Aléssio Trindade destaca avanços na educação da PB

por publicado: 14/02/2016 01h00 última modificação: 12/02/2016 23h03
Marcos Russo Secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade, revelou quais são os modelos de escolas que vêm sendo implantados na Paraíba

Secretário da Educação do Estado, Aléssio Trindade, revelou quais são os modelos de escolas que vêm sendo implantados na Paraíba


José Alves

Em entrevista ao jornal A União, o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, revelou quais são os modelos de escolas que vêm sendo implantados na Paraíba, desde a primeira gestão do Governo Ricardo Coutinho, a exemplo da Escola Cidadã e Escolas Técnicas Estaduais, e afirmou que a meta principal é fazer com que os estudantes da rede oficial de ensino sejam competitivos para serem aprovados em concursos públicos, para ingresso em universidades, a exemplo do Enem, ou para enfrentarem o mercado de trabalho em diversas áreas. Aléssio revelou também que a Escola Cidadã tem a missão de zerar a evasão escolar no Estado e que as vagas nas novas Escolas Técnicas Estaduais estão sendo disputadas até por estudantes da rede privada.

Como o senhor projeta a repercussão a médio e longo prazo da mudança no ensino paraibano a partir da criação da escola cidadã?

A escola cidadã é focada no projeto de vida do estudante e a partir desse conceito ela vai dar sentido ao fato do estudante passar três anos vivendo nessa escola durante o dia. Essa escola vai traçar o perfil médio do estudante da rede pública estadual que vem de regiões mais vulneráveis. Geralmente esse estudante tem autoestima baixa. Tem baixa perspectiva de vida e pouca ambição. Ele também não tem nenhum interesse em leitura. Mas tudo isso acontece porque na maioria dos casos esses jovens não têm orientação familiar. Por isso, a escola cidadã é focada no projeto de vida do estudante para dar protagonismo a ele. A meta é fazer com que ele saiba que os sonhos são para ser realizados. Mas para isso, ele precisa ser orientado e precisa dar valor ao estudo. Nessa escola também serão dadas disciplinas como filosofia para que o estudante busque o protagonismo dele.

Quais os benefícios imediatos para a sociedade que as mudanças produzem?

Vamos a exemplos concretos. O bairro de Marcos Moura, no município de Santa Rita onde o governador Ricardo Coutinho vai inaugurar ainda este mês a Escola Cidadã Élito Santana. O bairro Marcos Moura é considerado violento e não tinha nenhuma escola. Então esse educandário está chegando para trabalhar o protagonismo dos jovens da região que sempre foi desassistida. A escola Nenzinha Cunha Lima, no bairro de José Pinheiro, em Campina Grande, a exemplo de outras, foi construída em região considerada violenta. Todas essas escolas não foram construídas nessas regiões por acaso, eles estão nesses locais para impactar mesmo, para mudar o perfil dos estudantes dessas regiões.

Como a educação tecnológica, com esses cursos técnicos, pode influenciar no cotidiano dos jovens?

A questão da educação profissional é um ponto muito importante para o Brasil. O país como um todo tem em torno de um milhão de matrículas no ensino técnico e mais de cinco milhões de matrículas no ensino superior. É uma relação equivocada porque se a gente pensa no mundo real precisamos aumentar a oferta de educação profissional como já acontece na Europa. E no Brasil ainda existe um número muito alto de evasão escolar no ensino médio. Em torno de 3 milhões de estudantes no país não concluem os estudos. Os estudantes têm que se prepararem para a vida profissional, porque muitos não conseguem entrar na universidade. Alguns conseguem chegar à Universidade e outros entram no mercado de trabalho. Muitas vezes eles terminam o ensino médio e não estão preparados para o mercado de trabalho. Então, a Educação Profissional no ensino médio vai dar ao estudante a oportunidade dele assumir o mercado de trabalho de forma competitiva e nesse ponto o Governo do Estado vem aumentando essa oferta na Paraíba gradativamente.

Os professores se integram de que forma a essa nova mentalidade que se está criando no Estado?

Nas escolas cidadãs temos um cuidado muito grande de fazer a capacitação dos diretores que foram escolhidos no processo de seleção pública. A existência da escola se dá em função do estudante, mas a essência se dá pelos professores. Então foi feita a seleção e capacitação de todos os professores e principalmente dos professores das escolas cidadãs. Já foram lançados os editais com 50 vagas para cursos de mestrado para professores na Universidade Estadual da Paraíba. Além disso, o projeto Gira Mundo contempla a participação de professores ao Canadá. Os primeiros já foram escolhidos para fazer o intercâmbio. Estamos trabalhando forte em parceria com a Finlândia, que tem o melhor sistema de educação do mundo. Esse ano também já foram lançados os editais Escola de Valor e de Mestres da Educação.

Que processos estão sendo realizados para o enfrentamento da crise que atinge a sociedade, com interferências negativas óbvias nos recursos que são destinados à Educação?

Mesmo nessa crise que o país enfrenta, o governador Ricardo Coutinho continuou avançando no foco que diz respeito ao que é mais importante para a educação na Paraíba. Ou seja, a ordem é continuar com os projetos de acordo com as receitas do Estado. É claro que fizemos ajustes e apertamos as gorduras para não deixar de percorrer esse caminho de melhorias na educação no Estado da Paraíba. Mesmo quando não tinha crise, o governador Ricardo Coutinho só realizava obras quando tinha dinheiro em caixa. Naquele período ele também valorizou os professores, criou 100 bandas marciais para as escolas, e mesmo agora na crise, continuamos com uma visão de futuro. Um exemplo é o projeto Gira Mundo, para que o jovem do ensino médio tenha o inglês como uma segunda língua. Cinquenta estudantes estarão indo para o Canadá ainda este ano para fazer intercâmbio. Da mesma forma, o Estado continua fazendo a qualificação e a valorização dos professores que ganham acima do piso. Só no ano passado, 60 escolas foram reformadas e ampliadas, um investimento de R$ 105 milhões. Este ano, mais 60 escolas serão reformadas e ampliadas. Este mês, o governador Ricardo Coutinho estará entregando mais duas escolas cidadãs a Hélinton Santana, no Marco Moura, em Santa Rita, e a escola de Ensino médio de Junco do Seridó.

Especificamente com relação a escolas técnicas, novas estão sendo construídas? E quantas serão inauguradas este ano?

Quanto às Escolas Técnicas, já foram inauguradas três nos municípios de Mamanguape, Bayeux e João Pessoa, que tem capacidade para 1.200 alunos. Todas no modelo de Escola Cidadã que prepara o estudante para o mercado de trabalho. As vagas estão sendo disputadas até por alunos oriundos da iniciativa privada. As novas Escolas Técnicas a serem entregues são as de Cajazeiras, São Bento e Cuité. O Governo do Estado está aguardando recursos para a construção de nove novas escolas, mas enquanto os recursos não chegam, estamos estruturando escolas de ensino médio que já existem em nossa rede, e estão em cidades importantes, para fazer ofertas de cursos técnicos. Um exemplo em João Pessoa é a Escola João Goulart, que tem diversos cursos na área de turismo que têm o reconhecimento do setor na região.

Qual foi o impacto da atual gestão no tamanho da rede escolar, e qual o tamanho do crescimento?

O impacto do crescimento da rede estadual foi positivo, aumentamos o número de estudantes em 40 mil. A oferta de vagas na rede estadual de ensino até 2014 era de atender 460 mil alunos, com a oferta de 100 mil novas vagas por ano para o ensino médio. Para este ano, a oferta de vagas é para 500 mil alunos. Os investimentos em infraestrutura de 60 escolas no ano passado foram superiores a R$ 105 milhões. Temos mais 11 obras em andamento com investimento de R$ 48 milhões. Os destaques são para as escolas construídas em Santa Rita (Helinton Santana) e a Escola em Junco do Seridó, que estão prestes a serem inauguradas. Só nessas duas escolas o investimento é de aproximadamente R$ 10 milhões.

E as inovações? Programas como o de robótica foram interiorizados?

Sim, as escolas de ensino médio possuem laboratórios de robótica. Já foram entregues cerca de 300, e esse ano vamos investir em laboratórios de Matemática.

Com relação ao apoio direto aos estudantes, o que a escola garante no que diz respeito a material didático, tecnologia e mecanismos de participação?

Nós temos o programa “Se Sabe de Repente” foi estendido a 50 escolas. É o programa que incentiva a criação de grêmios infantis e fomenta os alunos a discutir problemas como a violência, a questão da diversidade, do preconceito e a questão dos acidentes de trânsito. Nesse ano vamos discutir muito o zika vírus através desse programa. Além disso temos o programa da merenda, agenda, fardamento, além do acesso a todos os laboratórios. Nós compramos no ano passado 11 mil computadores dos mais modernos e tablets. Os alunos da rede pública estadual estão tendo acesso a muitas tecnologias e equipamentos que muitas escolas da rede privada não têm.

Quais as ações, projetos e programas para as práticas de esporte e de cultura na rede escolar hoje?

Esses assuntos estão mais ligados à Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Através dessa secretaria os nossos alunos estão sempre praticando esportes na Vila Olímpica Parayba. Temos também o Parque Aquático construído no Liceu Paraibano. Além desses dois espaços nós reformamos muitos ginásios em todas as Regionais de Ensino.

Qual o principal desafio atualmente da escola pública no país?

Em todo o país um dos grandes desafios na educação pública é o da gestão escolar. Trazer as escolas para o foco na aprendizagem do estudante. Os índices de aprendizagem em Português e Matemática estão melhorando, mas os indicadores ainda são ruins. Os investimentos em livros didáticos, em transporte, em merenda, em tecnologia e em formação de professores não dão mais os resultados se a gestão escolar não tiver organizada. Esse é o grande desafio. E é por este motivo que o governador Ricardo Coutinho criou a Escola Cidadã. Inicialmente ele criou 22 Escolas Cidadãs. Elas têm tudo que as outras escolas têm, mais o componente de gestão com foco no projeto de vida do estudante e de busca de resultados. Outro grande objetivo da Escola Cidadã é combater e zerar a evasão escolar.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06