Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade > Campina Grande terá centro de tratamento para crianças com microcefalia

Notícias

Campina Grande terá centro de tratamento para crianças com microcefalia

por publicado: 06/01/2017 00h05 última modificação: 05/01/2017 19h56
Mauro Vieira/MDSA Ministro Osmar Terra anunciou que centros para crianças com microcefalia funcionarão como unidades “mais sofisticadas”

Ministro Osmar Terra anunciou que centros para crianças com microcefalia funcionarão como unidades “mais sofisticadas”


Jadson Falcão
- Especial para A União

A cidade de Campina Grande irá sediar o primeiro centro de referência para atendimento a crianças com microcefalia no Brasil, conforme anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, em reunião realizada na tarde de ontem, em Brasília. A unidade ofertará atendimento especializado e apoio às famílias de crianças diagnosticadas com microcefalia decorrente do zika vírus, e deverá ser a primeira de várias que serão implementadas pelo governo em locais com maior incidência da doença no País.

De acordo com o ministro Osmar Terra, os centros de atendimento funcionarão como “unidades mais sofisticadas” dos Centros-Dia, que são unidades públicas especializadas no atendimento a jovens e adultos com deficiência, e suas famílias. “É uma rede integrada que está sendo montada. Essas crianças não podem ficar abandonadas, sem o atendimento especializado, e por isso existe a necessidade de criar unidades mais sofisticadas”, afirmou.

Segundo Terra, o atendimento será vinculado ao Programa Criança Feliz, lançado no ano passado, que é voltado ao acompanhamento das crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família, e das que têm até 6 anos e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que inclui as vítimas de microcefalia por zika vírus. Ele explicou que profissionais capacitados – como fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas, ortopedistas e outros especialistas - farão o atendimento continuado às crianças nas unidades, e também nos domicílios.

“O visitador da primeira infância vai ter uma capacitação especializada para acompanhar essas crianças com necessidades especiais também em casa”, garantiu.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06