Notícias
Campina Grande terá centro de tratamento para crianças com microcefalia
Jadson Falcão - Especial para A União
A cidade de Campina Grande irá sediar o primeiro centro de referência para atendimento a crianças com microcefalia no Brasil, conforme anunciado pelo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra, em reunião realizada na tarde de ontem, em Brasília. A unidade ofertará atendimento especializado e apoio às famílias de crianças diagnosticadas com microcefalia decorrente do zika vírus, e deverá ser a primeira de várias que serão implementadas pelo governo em locais com maior incidência da doença no País.
De acordo com o ministro Osmar Terra, os centros de atendimento funcionarão como “unidades mais sofisticadas” dos Centros-Dia, que são unidades públicas especializadas no atendimento a jovens e adultos com deficiência, e suas famílias. “É uma rede integrada que está sendo montada. Essas crianças não podem ficar abandonadas, sem o atendimento especializado, e por isso existe a necessidade de criar unidades mais sofisticadas”, afirmou.
Segundo Terra, o atendimento será vinculado ao Programa Criança Feliz, lançado no ano passado, que é voltado ao acompanhamento das crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família, e das que têm até 6 anos e recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que inclui as vítimas de microcefalia por zika vírus. Ele explicou que profissionais capacitados – como fisioterapeutas, psicólogos, neurologistas, ortopedistas e outros especialistas - farão o atendimento continuado às crianças nas unidades, e também nos domicílios.
“O visitador da primeira infância vai ter uma capacitação especializada para acompanhar essas crianças com necessidades especiais também em casa”, garantiu.