Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade > Casos de esporotricose animal devem ser notificados em JP

Notícias

Casos de esporotricose animal devem ser notificados em JP

por publicado: 20/06/2018 00h05 última modificação: 20/06/2018 07h42
Divulgação Notificação dos casos da doença em animais foi debatido em audiência realizada pela Promotoria da Saúde

Notificação dos casos da doença em animais foi debatido em audiência realizada pela Promotoria da Saúde


A Promotoria de Justiça da Saúde de João Pessoa requisitou que a Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa remeta informações acerca as medidas adotadas em relação aos animais que se encontram em situação de risco e de rua, os quais forem diagnosticados com esporotricose.

Além disso, a gerência deverá encaminhar, no prazo de 30 dias, portaria para tornar obrigatória a notificação de casos de esporotricose animal no município de João Pessoa. O assunto foi debatido segunda-feira (18) em audiência realizada pela Promotoria da Saúde, na Capital.

A audiência foi presidida pela promotora de Justiça, Jovana Tabosa, que explicou que o objetivo da presente audiência é tratar sobre o atual surto de esporotricose, identificado no município de João Pessoa.

Participaram da audiência Francisco José Garcia, representante da Comissão de Direito Animal da OAB-PB; Nilton Guedes do Nascimento, da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa; Silvio Ribeiro Pereira, diretor da Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa; Domingos Lugo, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba; Francisco de Assis Azevedo, chefe do Núcleo do Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba; Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, representante da Comissão de Direito e Bem-estar Animal da UFPB e do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas; e Inácio José Clementino, que representou o Centro de Ciências Agrárias da UFPB em Areia.

Saiba mais


A esporotricose é uma micose causada por fungos que ataca vários animais, inclusive o ser humano. Uma das formas de transmissão é através do contato com animais infectados, principalmente gatos.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06