Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esportes > Acidentes aéreos fatais já aconteceram com equipes de todo o mundo

Notícias

Acidentes aéreos fatais já aconteceram com equipes de todo o mundo

por publicado: 30/11/2016 00h05 última modificação: 30/11/2016 08h21
Divulgação Em 1949, avião que levava equipe italiana do Torino se chocou em Turim, matando todos os jogadores

Em 1949, avião que levava equipe italiana do Torino se chocou em Turim, matando todos os jogadores


O acidente com o voo da empresa LaMia, que transportava a equipe de futebol da Chapecoense-SC e que caiu na Colômbia, entra para os registros de acidentes que atingiram times que viajavam para disputar partidas ou voltavam de algum jogo. Envolvendo brasileiros em tragédias, este é o primeiro caso, no entanto, existem outros registros pelo mundo.

Em 4 de maio de 1949, há algumas milhas de Turim, sob forte nevoeiro, aconteceu uma tragédia que marcaria para sempre a história do futebol italiano e mundial. O avião, um Fiat G212, que transportava a delegação do Torino de volta à Itália, após um amistoso contra o Benfica em Portugal, chocou-se contra uma das torres da Basílica de Turim de Superga, a 600 metros de altura. Não houve sobreviventes. Pela Liga Italiana a rodada era a de número 34. O Torino liderava a competição com quatro pontos de vantagem sobre a Internazionale de Milão, faltando quatro jogos para o término do Campeonato. Como na época a vitória valia dois pontos, oito ainda estavam em jogo.

Manchester United

Uma tragédia que a Inglaterra nunca esquecerá. No dia 6 de fevereiro de 1958, após a disputa de uma partida contra o Estrela Vermelha, em Belgrado, o Manchester fazia a viagem de retorno à Inglaterra. Era o voo 609 da British European Airways. A equipe havia conquistado um empate por 3 a 3 contra o time iugoslavo, que lhe rendeu a classificação para as semifinais da Taça dos Campeões. Mas não houve tempo para comemoração. Durante a viagem estava nevando muito. O piloto do bimotor Airspeed Ambassador, prefixo G-ALZU, construído pela “De Havilland”, que fazia voos regulares entre a Alemanha e a Inglaterra, estava com pouca visibilidade. E, para piorar, um dos motores estava com defeito. A torre chegou a ser informada sobre o problema, mas nada adiantou.

Logo depois, o motor pegou fogo e o avião caiu perto da cidade de Munique, na região da Baviera, por volta das 18h. No acidente morreram 28 pessoas entre passageiros e moradores do local da queda do avião. A comitiva do Manchester era formada pelo diretor esportivo, o secretário da equipe, 11 jornalistas e 17 jogadores.

Alianza Lima

O Alianza Lima foi, ao longo dos anos 70 e 80, a grande sensação do futebol peruano e a base para as convocações da seleção nacional. Na época, o Peru ocupava o lugar de quarta potência do futebol sul-americano atrás apenas de Brasil, Uruguai e Argentina. Porém, essa história de grande celeiro de grandes jogadores do futebol peruano se encerrou de forma rápida e trágica.

Em 8 de dezembro de 1987, o Alianza estava na cidade de Pucallpa, onde disputava mais uma partida pelo Campeonato Peruano, competição que liderava naquele momento. O time saiu de campo vencedor por 1 x 0. Foi a última vitória da precoce carreira daqueles atletas. No retorno à capital, poucos minutos antes de aterrissar no Aeroporto Internacional Jorge Chavez, o avião Fokker 27 MPA, da Marinha de Guerra do Peru, apresentou problemas no trem de pouso dianteiro. O piloto – mais tarde descobriu-se que não era qualificado – fez, por duas vezes, manobras bruscas com a aeronave, no intuito de baixar o trem de pouso a força. Na segunda manobra perdeu o controle do avião que caiu no Mar de Ventanilla. Apenas o piloto sobreviveu. Morreram todos os jogadores, comissão técnica, torcedores, árbitros e a tripulação.

The Strongest

Ficou conhecida como a “Tragédia de Viloco”. Em 24 de setembro de 1969, feriado local, a equipe do The Strongest foi convidada para participar de um jogo amistoso organizado pela Associação de Futebol de Santa Cruz de La Sierra. Para a equipe, era somente outra visita a cidade de Santa Cruz, após o término do Campeonato Nacional. A última partida oficial foi disputada no domingo anterior, dia 14 de setembro, uma derrota para o Universitário por 3 a 1, no que viria a ser a última oficial para a vida de diversos jogadores. Na noite do dia 26 de setembro, soube-se que o avião, um DC-6 da Lloyd Aéreo Boliviano, com a maioria da delegação do The Strongest, que retornava da cidade de Santa Cruz de La Sierra em direção a La Paz, havia desaparecido.

Vinte e quatro horas depois, e já sem muita esperança, o País recebeu a notícia: o avião havia se precipitado contra uma região montanhosa chamada La Cancha, na região mineira de Viloco, a cerca de 100km de La Paz. Todos os 69 passageiros e 9 membros da tripulação morreram.

Chile Green Cross

Em 3 de abril de 1961 o avião Douglas DC-3 da LAN Chile, prefixo CC-CLD-P210, realizava o voo 210 trazendo de volta a equipe do Chile Green Cross (hoje Deportes Temuco) de uma partida em Osorno, pelo Torneio da Copa Chile. Voando com visibilidade ruim, chocou-se contra a Serra de Las Animas, na Cordilheira de Linares, matando todos os seus 20 passageiros e 4 tripulantes.

Pakhtakor Tashkent

No dia 11 de agosto de 1979, uma colisão aérea entre dois aviões russos Tupolev 134As da Aeroflot, vitimou a equipe de futebol do Pakhtakor Tashkent, do Uzbequistão, que fazia o voo 7880, rota Tashkent - Donetsk - Minsk sobre a antiga União Soviética. Uma falha do controle de tráfego aéreo da Rússia na separação aérea das aeronaves causou o choque entre elas, a 27.200 pés de altitude, que vieram a cair sobre a cidade de Dneprodzerzhinsk, na Ucrânia. No avião prefixo CCCP-65735 da delegação do Pakhtakor Tashkent morreram todos os 84 ocupantes, entre eles os 14 jogadores e os três membros da comissão técnica. Na outra aeronave, a de prefixo CCCP-65816, morreram os 94 ocupantes. Computando as duas aeronaves o saldo foi de 178 mortos.

Seleção da Zâmbia

A Tragédia no Gabão ocorreu no dia 28 de abril de 1993, quando uma aeronave De Havilland DHC-5 da Força Aérea da Zâmbia, prefixo AF-319, que levava a seleção do País para uma partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994, explodiu logo após decolar de um aeroporto em Libreville, no Gabão, onde havia sido reabastecido.

Dezoito jogadores, 3 dirigentes da Associação de Futebol da Zâmbia (FAZ) e 5 militares morreram. As investigações das causas do acidente nunca foram completadas.

registrado em: ,

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06