Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esportes > Choque de campeões abre as oitavas do Mundial neste sábado

Notícias

Choque de campeões abre as oitavas do Mundial neste sábado

por publicado: 30/06/2018 00h05 última modificação: 30/06/2018 08h08
Juan Herrero/ Julio Muñoz Maradona vibra com Rojo na classificação da Argentina que enfrenta os franceses que vêm sendo apontados como favoritos no jogo de hoje

Maradona vibra com Rojo na classificação da Argentina que enfrenta os franceses que vêm sendo apontados como favoritos no jogo de hoje


EFE

França e Argentina abrirão as oitavas de final da Copa do Mundo neste sábado (30), às 11h (de Brasília), na Kazan Arena, no primeiro duelo desta edição que colocará frente a frente dois campeões mundiais, que ainda não mostraram o melhor futebol no torneio.

Os ‘Bleus’, que foram vice na Eurocopa, terminaram a fase de grupos como líderes do grupo C, com sete pontos, depois de vitórias sobre a Austrália por 2 a 1, Peru por 1 a 0, e empate contestado com a Dinamarca em 0 a 0, devido a falta de disposição das duas seleções em atacar, já que o placar igual atenderia ao interesse de ambas.

A ‘Albiceleste’, que também acabou na segunda posição no último Mundial e nas duas recentes edições da Copa América, escaparam da eliminação precoce na última rodada do grupo D, com vitória sobre a Nigéria por 2 a 1. Antes disso, os argentinos empataram em um gol com a Islândia e foram atropelados pela Croácia por 3 a 0.

Diferente do que aconteceu nas duas últimas edições da competição, na Rússia, não houve duelo entre campeões na fase de grupos. Há quatro anos, no Brasil, por exemplo, Uruguai, Itália e Inglaterra cairam na mesma chave, fazendo três confrontos entre eles.

Em Copas, franceses e argentinos já se enfrentaram duas vezes, em 1930 e 1978, ainda em etapa inicial, com os sul-americanos levando a melhor em ambos os encontros. Curiosamente, nestas edições, a ‘Albiceleste’ foi à final, perdendo há 88 anos para o Uruguai, e vencendo há 40 a Holanda e conquistando o primeiro título.

A última vitória dos ‘Bleus’, aliás, aconteceu em 26 de março de 1986, por 2 a 0, em amistoso disputado em Paris. Depois disso, houve mais dois encontros, também fora de competições, em 2007 e 2009, com duas vitórias da Argentina, mesmo atuando em solo francês.

Para reverter esse quadro, o técnico Didier Deschamps aposta na solidez e na experiência, por isso, deve confirmar a equipe com meio formado por N’Golo Kanté, Paul Pogba e Blaise Matuidi, e ataque com Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Olivier Giroud.

Os jovens Thomas Lemar e Ousmane Dembélé, que agradam ao torcedor e podem deixar a equipe mais leve e ofensiva, provavelmente, iniciarão o duelo no banco de reservas.

A boa notícia para Deschamps é a liberação do lateral-esquerdo Lucas Hernández, que se recuperou de contratura muscular sofrida no duelo com os dinamarqueses. Por outro lado, o outro jogador da posição, Benjamin Mendy, foi vetado, também por problema físico.

A Argentina, por sua vez, chega para a segunda fase, convencida de que uma nova Copa do Mundo se inicia, depois de atravessar de maneira caótica os três primeiros compromissos, inclusive, com um suposto motim do elenco contra o técnico Jorge Sampaoli, que foi negado por todos os envolvidos.

Ao todo, 17 dos 23 jogadores convocados apareceram como titular, ao menos, em uma partida, incluindo a troca do contestado goleiro Willy Caballero por Franco Armani, para o duelo com a Nigéria. Só os zagueiros Cristian Ansaldi e Federico Fazio, o meia Giovani Lo Celso, os atacantes Paulo Dybala e Cristian Pavón, além do terceiro goleiro, Nahuel Guzmán, não começaram jogando até aqui.

A princípio, o número não deve ser alterado para o duelo com os franceses, em que se espera a repetição do 11 da partida com os Super Águias. A única dúvida era quanto a presença do volante Enzo Pérez, que se recupera de pancada no quadril. Caso o jogador do River Plate fique fora, Lucas Biglia é o favorito para entrar.

Caso a escalação da Argentina seja a mesma da vitória sobre a Nigéria, será a primeira vez que Sampaoli conseguirá manter a equipe desde que assumiu a seleção, em 1º de junho do ano passado. Ao todo, foram 14 partidas seguidas com alterações na equipe.

Este será o quinto e penúltimo jogo disputado nesta Copa da Kazan Arena, localizado na cidade de Kazan - o seguinte pode ter a presença do Brasil, nas quartas de final. Os franceses estrearam no estádio, passando pela Austrália. Depois disso, a Espanha superou o Irã por 1 a 0, a Colômbia bateu a Polônia por 3 a 0, e a Coreia do Sul superou a Alemanha por 2 a 0.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06