Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Ensino médio integral: Paraíba ocupa segundo lugar no ranking do país

Notícias

Ensino médio integral: Paraíba ocupa segundo lugar no ranking do país

Dados são do Censo Escolar 2021, que foram divulgados pelo Inep

por publicado: 26/05/2022 08h50 última modificação: 26/05/2022 08h50
Foto: Evandro Pereira

Foto: Evandro Pereira

por Beatriz de Alcântara*

A Paraíba registrou a segunda maior proporção de alunos de Ensino Médio matriculados em tempo integral na rede pública de ensino. O índice de 55,7% ficou atrás apenas do estado vizinho, Pernambuco, que obteve 58,5% na mesma categoria. Considerando o Ensino Fundamental, a taxa paraibana foi de 11,4%, colocando o estado em oitavo lugar entre as 27 unidades federativas do Brasil. Os dados são do Censo Escolar 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ao todo, existem 302 escolas cidadãs integrais no estado da Paraíba, que estão distribuídas entre os 223 municípios. De acordo com os dados disponibilizados pelo Inep, do percentual total de alunos matriculados em tempo integral no Ensino Médio da rede pública, 82,3% deles integram a Rede Estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia informou que cerca de 140 mil estudantes paraibanos estão matriculados, entre 2019 e 2021, em escolas cidadãs integrais. Os números atualizados de 2022 só saem no final do ano.

Através das redes sociais, João Azevêdo comemorou o resultado positivo e reconheceu o trabalho feito até então. “Além de garantir que os estudantes da rede pública na Paraíba tenham o melhor ensino remoto do Brasil, seguimos fazendo mais que o nosso dever de casa. (...) Além do conteúdo em sala de aula, os estudantes podem participar de atividades extra-classe nas salas temáticas, laboratórios de informática, ciências e outros espaços de convivência. Mais tempo na escola, mais estudantes paraibanos preparados para as oportunidades”, destacou o governador em publicação feita via perfil do Instagram.

Para Cláudio Furtado, secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, esses números são resultados que servem para coroar uma decisão do Governo da Paraíba, por meio da secretaria, em investir nessa modalidade integral de educação. “Foi compromisso do governador João Azevêdo que todas as cidades do nosso estado tivessem a oportunidade de ofertar Ensino Médio Integral. Hoje, chegamos a todos os municípios e somos referência nacional, fruto de uma política de estado que entende a educação como prioridade”, finalizou.

O modelo integral de ensino é aquele em que os estudantes passam os dois turnos, manhã e tarde, na escola. Com esse tempo, é possível assistir às disciplinas tradicionais durante um dos turnos e no outro pode realizar atividades extracurriculares relacionadas à cultura e esporte, por exemplo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de maio de 2022

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06