Notícias
Porto de Cabedelo terá novo balizamento
Alexandre Nunes
O projeto de sinalizações náuticas do Porto de Cabedelo será licitado ainda no primeiro semestre deste ano de 2016 e o processo está sendo adquirido junto à Central de Compras do Governo do Estado da Paraíba. “Serão duas licitações: uma para aquisição de material, que acontecerá pela Central de Compras do Estado, e outra pela Suplan, que vai executar e fiscalizar a obra”, explicou a diretora-superintendente da Suplan, Simone Guimarães.
Em recente reunião entre representantes da Secretaria de Portos da Presidência da República, Suplan e da Companhia Docas da Paraíba, foram apresentados todos os documentos necessários para publicação do edital de licitação, documentos estes que estão sob análise daquela secretaria para em seguida realizar o processo licitatório de contratação da empresa que fará o fornecimento dos equipamentos e a instalação destes. Concomitantemente, a equipe da Secretaria de Portos e da Companhia Docas da Paraíba estará se reunindo, no final de janeiro, com a Marinha do Brasil para alinhar os últimos pontos da fiscalização e instalação antes do processo licitatório.
"Essa obra é de grande importância para o Porto de Cabedelo, tendo em vista que dará maior segurança aos navios que aqui atracam, bem como permitirá a navegação noturna através do canal de acesso ao Porto, após mais de dez anos de proibição" ressalta Gilmara Temóteo, presidente da Companhia Docas da Paraíba.
O atual balizamento do Porto de Cabedelo (conjunto de boias e balizas que compõem a sinalização do terminal) é composto por nove boias de aço com lanternas alógenas que, atualmente, encontram-se obsoletas, impedindo assim a navegação de navios no período noturno. Com a implantação do novo sistema, serão instaladas 17 boias de polietileno e lanternas de LED que possuem vida útil muito maior que as atuais.
O balizamento de um porto compreende na sinalização, através de boias, lanternas, faróis e faroletes, do canal que conecta o cais do porto ao alto-mar, permitindo que os navios trafeguem com segurança nesse percurso.
Segundo informações da superintendente da Suplan, Simone Guimarães, a moderna sinalização do Porto de Cabedelo será a primeira instalada no Brasil. “Após o marco regulatório, cada sinalizador terá um GPS para localização precisa dos operadores dos portos e de acordo com a batimetria do canal. Vamos aumentar o número de boias, sinalizar todo o canal e possibilitar a chegada dos navios nos períodos diurno e noturno”, explicou Simone.
Os equipamentos antigos serão retirados da área portuária junto à Marinha do Brasil, que implantará os novos equipamentos. Cada boia terá uma poita de concreto, de acordo com padrões adotados pela Marinha. Serão colocadas lanternas de LED sincronizadas por GPS e ainda material de fundeio. A modernização promete melhorar os indicadores econômicos da Paraíba: novos empregos, arrecadações e outros benefícios para a população paraibana.
A Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan) será a secretaria responsável pela execução da obra de sinalizações náuticas do Porto de Cabedelo. O projeto contará com recursos do Governo do Estado da Paraíba, em parceria com o Governo Federal, e os investimentos chegam ao valor aproximado dos R$ 3 milhões, trazendo mais segurança nas operações portuárias, inclusive noturna.
O convênio do Governo do Estado com a Secretaria de Portos da Presidência da República foi assinado no dia 24 de agosto de 2015. Segundo o governador Ricardo Coutinho, o projeto representa um futuro melhor para a Paraíba e, após a conclusão da obra, o Estado estará de portas abertas para o mundo. “O nosso porto precisa dessa modernização”, ressaltou.
Administrado pela Companhia Docas Paraíba, o Porto de Cabedelo é situado na parte noroeste da cidade de Cabedelo, às margens do estatuário do Rio Paraíba, vizinho ao Forte de Santa Catarina.