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Procura por instalação de GNV aumenta 70% na PB

por publicado: 10/06/2018 00h05 última modificação: 09/06/2018 03h30
Ortilo Antonio Instalação do kit do Gás Natural Veicular deve ser feita com segurança, em empresas homologadas pelo Inmetro

Instalação do kit do Gás Natural Veicular deve ser feita com segurança, em empresas homologadas pelo Inmetro


Iluska Cavalvante

Antes da paralisação realizada pelos caminhoneiros, que causou um desabastecimento de gasolina em todo o país, Sebastião Miguel da Silva, técnico em Gás Natural Veicular (GNV), fazia cinco instalações de gás natural em carros por semana. Atualmente, ele comemora o aumento para 15 instalações por semana. Ele diz que esse número poderia ser ainda maior, caso estendesse a carga horária de trabalho.

Segundo dados da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), a procura pela instalação desse tipo de combustível na Paraíba aumentou em 70% após a paralisação. O gerente de mercado industrial e automotivo da PBGás, Alairson Gonçalves Filho, explica que o motivo da procura são os benefícios de ter um carro abastecido por gás natural em casos de desabastecimento.

"Durante o período de desabastecimento, naquelas filas quilométricas, quem tinha o carro a gás natural passava direto e abastecia. Porque abastecimento do gás natural é feito por gasoduto subterrâneo, não precisa de caminhão para transportar", disse.

Além disso, a economia desse combustível, em comparação com a gasolina, também contribuiu com o crescimento nas instalações. "O principal benefício entre a gasolina e o gás natural é a economia. Hoje a gente estima pelo dado técnico de 44% de economia, dependendo do veículo chega a 60% de economia", enfatizou o gerente.

Segundo dados técnicos fornecidos pela PBGás, o percentual de economia é calculado a partir do seguinte comparativo: para percorrer 100 km de carro utilizando a gasolina, o consumidor gasta, em média, R$ 44, enquanto rodar os mesmos quilômetros com gás natural custa R$ 24. Em um mês, caso o motorista percorra 100 km por dia, a economia chega a R$ 560. "Essa é uma economia significativa que vira qualidade de vida e apoio na renda familiar. Os motoristas que fazem a conversão usam os primeiros meses de economia para pagar o kit, e depois é só economia", comentou Alairson.

De acordo com o gerente comercial, as novas tecnologias permitem que o carro não tenha perda de desempenho com o GNV, além de contribuir para o meio ambiente. "Ele é um combustível ecológico e social. Hoje, com os kits de 5ª geração, ele dialoga perfeitamente com o sistema de injeção dos veículos, não tendo perda de desempenho. Além disso, o gás natural emite 90% menos poluentes no ar. Ele é um combustível limpo porque a queima dele é completa".

O valor dos kits varia entre R$ 3 e R$ 5 mil. O técnico em GNV, Sebastião Miguel, explica que os preços são de acordo com a qualidade do equipamento. O kit de 5ª geração é o mais procurado, ele explica que o motivo é a tecnologia mais avançada. "Com o avanço no equipamento hoje, tanto faz andar no gás ou na gasolina. Não perde a força em nada", comentou o técnico.

Sebastião comenta que um dos diferenciais entre os novos kits é o fato do combustível ser injetável e não aspirado, como em gerações anteriores. "Na geração 5 ele vai ligar primeiro na gasolina para depois que esquentar a água ir para o gás. Antes ia direto no gás e fazia a mangueira e o tanque ressecar", disse.

Antônio Carlos da Silva é taxista há 21 anos e há 4 meses decidiu instalar o kit de GNV no seu carro. Ele conta que o principal motivo foi o alto preço da gasolina e a diminuição na procura pelos táxis. "A gasolina está inviável e a baixa movimentação por conta desses aplicativos de transporte, isso tudo forçou a gente a procurar um meio de economizar".

O taxista chegava a gastar R$ 1.300 com gasolina por mês, após a conversão, o custo passou para R$ 700. "A mudança foi interessante em relação à economia que estou tendo. Tirando a questão da manutenção e apesar do gás estar custando um valor consideravelmente alto, R$ 3,17, ainda consigo pagar menos", disse.

Recomendações

A recomendação da PBGás de instalar o GNV é para o consumidor que costuma rodar no mínimo 1.220 km por mês. Alairson Gonçalves explica que não há vantagem quando o motorista percorre menos que essa quilometragem por mês. "Muito abaixo disso a conversão não é vantajosa economicamente. A não ser pela questão de ocorrer um novo desabastecimento ou pela diminuição de poluentes", disse.

O técnico em GNV explica que, atualmente, não há tantas recomendações para o tipo de carro que pode ter a conversão. Com a tecnologia atual, a maioria dos veículos pode ter o kit instalado. "Hoje tem tecnologia pra todo tipo de veículo. Já instalei em veículo híbrido, 1.0, carros esportivos", comentou.

No entanto, o motorista que tiver interesse em fazer a instalação, deve procurar uma convertedora. Cada caso é específico, tanto em relação ao carro, quanto a quantidade de quilômetros que o motorista roda por mês, para que a viabilidade financeira seja analisada.

Já as desvantagens estão no espaço que o cilindro ocupa no porta malas do carro, além da inspeção anual que o veículo precisa se submeter. "Alguns veículos dá até para colocar embaixo, mas a maioria precisa ocupar espaço no porta malas. E a inspeção anual, que precisa ser feita todos os anos para conferir se o sistema permanece confiável e íntegro", explica Alairson.

Programa de incentivo

A PBGás tem um programa de incentivo ao GNV, que foi criado em 2012. Atualmente, o valor do benefício aumentou para até R$ 1 mil em bônus para os motoristas que instalarem o kit de GNV, a partir do dia 1º de junho.

O valor do novo bônus de R$ 1 mil será pago para quem instalar o kit GNV de 5ª geração com cilindro novo, em uma das convertedoras credenciadas e dentro do prazo de vigência do programa. Já para os kits de 5ª geração com cilindros requalificados, o incentivo será no valor de R$ 800,00. Os benefícios serão pagos em cheques nominais para qualquer consumidor que realizar a conversão.

Instalação

Apenas empresas homologadas pelo Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) podem realizar a instalação. No site do Inmetro é possível encontrar as empresas paraibanas que estão aptas e têm o selo do instituto. Caso o consumidor queira entrar no programa de incentivo da PBGás, é necessário procurar empresas cadastradas na Companhia. Todas as empresas parceiras da PBGás são homologadas pelo Inmetro e podem ser encontradas através do site: pbgas.com.br.

Os riscos de fazer uma instalação em lugares clandestinos vai desde problemas técnicos no carro a uma explosão. O gerente comercial da PBGás explica que quando o assunto é combustível todo cuidado é pouco. "Nossa única recomendação é que o usuário realize conversão em empresas homologadas pelo Inmetro, porque garante a segurança. Qualquer adulteração num veículo envolve riscos, desde uma pane, um vazamento, aquele odor de gás, a até o limite de ocorrer uma explosão. Estamos falando de combustível, toda instalação clandestina oferece riscos, por isso é importante seguir a recomendação de instalar em locais confiáveis", disse.

Mitos

De acordo com o técnico em GNV, Sebastião Miguel, as instalações de GNV na Paraíba não são maiores por conta da cultura do Estado. Os mitos que envolvem o uso do gás natural acabam impedindo que os motoristas utilizem esse tipo de combustível. Confira alguns mitos que foram explicados pelo técnico:

Problemas mecânicos - "Os mecânicos dizem que o gás abate o motor, mas isso não existe, com o gás fica até melhor. Se o carro for a gás e tiver algum problema, os mecânicos dizem que a culpa é do gás. Em 90% de retorno que tenho aqui, o problema não tem nada a ver com o gás, é tudo problema do carro"

Falta de lubrificação - "Dizem que a gasolina lubrifica o motor e por isso não troca pro gás. Isso não existe. Tanto o gás, como a gasolina e o álcool chegam de forma gasosa na combustão do carro, isso é mito".

Perda de desempenho - "Com a tecnologia atual, a força do carro permanece a mesma. Em alguns kits mais antigos existe uma diferença, mas não é tão grande. É só você achar a tecnologia certa para o seu carro".


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