Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Projeto nacional para ampliar coberturas vacinais será na PB

Notícias

Projeto nacional para ampliar coberturas vacinais será na PB

Estado foi escolhido, juntamente com o Pará, para implantação da iniciativa da Fiocruz que depois será levada a todo o país

por publicado: 16/12/2021 08h50 última modificação: 16/12/2021 08h50
Autoridades de saúde participaram do encontro para assinatura do protocolo de intenções do projeto, que inicialmente será implantado em 25 cidades paraibanas

Autoridades de saúde participaram do encontro para assinatura do protocolo de intenções do projeto, que inicialmente será implantado em 25 cidades paraibanas

A Paraíba foi selecionada para participar do projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, promovido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e a Secretaria de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). A iniciativa, cujo protocolo de intenções foi assinado, na segunda-feira (13), vai estabelecer uma rede de colaboração interinstitucional para busca da melhoria da cobertura vacinal brasileira.

São 25 municípios paraibanos que farão parte do projeto. As localidades pertencem à 1ª e 14ª Regiões de Saúde da Paraíba. Nesse contexto, 37% da população do Estado será contemplada. O Plano Nacional de Imunização (PNI) brasileiro é considerado um dos mais completos do mundo e, ainda assim, enfrenta um cenário adverso para alcançar as taxas de cobertura vacinal necessárias à imunidade coletiva das vacinas que disponibiliza.

A participação da Paraíba no projeto foi definida ainda em novembro, durante um encontro para debater os rumos da vacinação no país para a erradicação de doenças que voltaram a ser notificadas no Brasil. A reunião aconteceu na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e contou também com a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (CosemsPB), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e da Secretaria estadual da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Na Paraíba, o secretário de saúde do Estado, Geraldo Medeiros, defendeu o diálogo entre as diversas esferas ligadas à saúde como ponto fundamental para reforçar os próximos passos da vacinação. “Nós temos que ter o foco no avanço da vacinação contra a Covid-19 sem esquecer que há outras doenças que podem ser evitadas pelo mesmo método. Não existe motivo para a falta de cumprimento do calendário vacinal, que é disponibilizado gratuitamente, diferente de outros países do mundo”, enfatiza o secretário.

O diálogo contou ainda com a presença do ex-presidente da Fiocruz e uma das maiores autoridades no mundo em relação à vacinação, Akira Homma, que coordena o projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais. Ele justificou a escolha da Paraíba como um dos estados para início do projeto. “A Paraíba foi selecionada em virtude da facilidade logística, uma vez que o Instituto possui ampla rede de colaboração prévia com instituições paraibanas”, esclarece. Akira Homma lembrou a importância de ampliar a cobertura vacinal no Brasil, pois trata-se de uma segurança coletiva. “São doenças imunopreveníveis que já causaram centenas de óbitos no passado e estão voltando a circular no Brasil, por isso é absolutamente importante trabalhar as baixas coberturas”.

Para a presidente do Cosems, Soraya Galdino, é oportuna a discussão do tema, ainda mais com a queda nos índices de cobertura nacional. “A vacina é a forma de prevenção de doenças mais eficaz que nós temos e a gente percebe que nos últimos cinco anos ela foi ficando desvalorizada. Este momento é importante para recolocar as vacinas em pauta”, pontua.

Até março de 2022, está prevista a conclusão do primeiro resultado almejado: a elaboração dos planos de ação da Paraíba e do Amapá, que também foi selecionado para o projeto. A partir do momento que o mapeamento das causas das baixas coberturas vacinais por município forem definidas, serão elaborados, em conjunto com os estados e municípios, os primeiros 41 Planos de Ação Operacional de Imunizações.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 16 de dezembro de 2021

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06