Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Políticas > Duplo ataque em Cabul mata 9 jornalistas e mais 16 pessoas

Notícias

Duplo ataque em Cabul mata 9 jornalistas e mais 16 pessoas

por publicado: 01/05/2018 00h05 última modificação: 01/05/2018 08h43
Reuters Policiais tentaram ajudar jornalistas vítimas de ataque do Estado Islâmico em Cabul, capital do Afeganistão

Policiais tentaram ajudar jornalistas vítimas de ataque do Estado Islâmico em Cabul, capital do Afeganistão


Da Agência EFE

O número de mortos em um duplo atentado ocorrido nessa segunda-feira (30) no centro de Cabul, capital do Afeganistão, chegou a 25 pessoas, nove delas jornalistas, enquanto 49 ficaram feridas. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico (EI).

O porta-voz da polícia local, Hashmat Stanekzai, disse à Agência EFE que um suicida detonou uma primeira bomba em sua motocicleta por volta das 8h (horário local, 0h30 em Brasília), na área de Shashdarak, no distrito policial número 9 da capital afegã.

“Confirmamos que o primeiro ataque foi um atentado suicida cometido por um agressor em uma motocicleta cheia de explosivos, nessa detonação morreram quatro civis”, disse a fonte.
Mais 21 pessoas morreram em uma segunda explosão ocorrida meia hora mais tarde, quando, segundo o porta-voz da polícia, “um suicida que se disfarçou de jornalista com uma câmera na mão” explodiu uma carga de explosivos entre um grupo de civis e jornalistas que tinham ido para o local cobrir o fato.

O Comitê para a Segurança dos Jornalistas Afegãos (AJSC, em inglês) disse que entre os mortos há nove jornalistas. Stanekzai confirmou, por outro lado, a morte de quatro policiais que estavam isolando a área quando ocorreu a segunda explosão.

O Estado Islâmico reivindicou os atentados em mensagem na rede social Telegram, assinalando que um primeiro terrorista detonou o colete explosivo no prédio da Inteligência afegã e um segundo fez o mesmo na rua para surpreender as pessoas que tinham fugido do primeiro ataque e “fazê-los em pedaços”.

Pelo menos 11 crianças morreram e outras 17 pessoas ficaram feridas, entre elas cinco soldados romenos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em um ataque suicida nesta segunda-feira (30) contra um comboio das forças aliadas na província de Kandahar, no sul do Afeganistão. A informação é da Agência EFE.

Um suicida detonou um carro-bomba contra um comboio de militares romenos da Otan quando passava perto de uma mesquita, provocando uma potente explosão que derrubou um muro que cercava o pátio do recinto religioso, disse à Agência EFE o porta-voz da Polícia provincial, Matiullah Helal.

As crianças, que estavam no pátio da mesquita, morreram ao serem atingidas pelos estilhaços e esmagados pelos escombros do muro destruído pela explosão, que aconteceu no distrito de Daman por volta das 10h30 (horário local, 3h em Brasília), acrescentou o porta-voz.

Outras 12 pessoas, entre elas mulheres e crianças, ficaram feridas no ataque e foram levadas para hospitais da região.

Helal afirmou que cinco militares romenos ficaram também feridos.

O porta-voz das forças aliadas no Afeganistão, Robert Kearley, disse que a missão acompanha as informações que estão sendo divulgadas pelos veículos de imprensa e estão investigando o sucedido.

No ano passado, 861 crianças morreram e 2.318 ficaram feridas como consequência do conflito no Afeganistão, segundo dados da Missão de Assistência das Nações Unidas no país asiático (Unama).

Em janeiro de 2015, a Otan finalizou sua missão de combate no Afeganistão e a substituiu por uma de treino e assessoria às tropas afegãs, que atualmente conta com cerca de 14 mil soldados.

registrado em: ,

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06