Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Políticas > Paraibana assume Banco do Brasil

Notícias

Paraibana assume Banco do Brasil

Tarciana Medeiros recebeu a presidência da instituição prometendo respeitar a diversidade e gerar oportunidades

publicado: 17/01/2023 13h26 última modificação: 20/01/2023 10h21
Exibir carrossel de imagens Foto: Fátima Meira/Estadão Conteúdo

por Agência Estado*

A nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, reforçou ontem o compromisso de entregar “resultados relevantes” para os acionistas do banco e destacou que a instituição “somará esforços” com a equipe econômica do governo. Primeira mulher a ocupar o cargo, a paraibana de Campina Grande fez um discurso emocionado que lembrou as raízes nordestinas e a diversidade do povo brasileiro.

“Agradeço aos 85 mil colegas do banco pelo acolhimento caloroso à minha indicação. Minha indicação significa o reconhecimento à competência técnica e ao comprometimento deste time. Me sinto honrada pela oportunidade de liderá-lo como funcionária de carreira que sou. A melhor forma de agradecer é assumir o compromisso de continuar a entregar resultados relevantes para os acionistas e contribuir para o desenvolvimento do país”, afirmou, em cerimônia de posse no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Tarciana agradeceu a indicação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Somaremos esforços com Haddad para construir um país próspero e sustentável. Queremos ser uma empresa que promove desenvolvimento da sociedade de forma eficiente”, completou.

Ela destacou que as mulheres ocupam cada vez mais espaço na instituição e a diversidade no quadro de funcionários do banco. Além do presidente Lula, participam do evento a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo.

Transparência e diálogo

Tarciana Medeiros citou a excelência dos modelos de governança da instituição e suas subsidiárias, coligadas e companhias nas quais o BB tem participação. “Minha gestão será marcada pela transparência e pelo diálogo franco e aberto”, prometeu.

A nova presidente do banco destacou ações para o desenvolvimento de melhores soluções e produtos em áreas como seguros, previdência, consórcios, meio de pagamentos, mercados de capitais, entre outros. “Nos sentiremos realizados de ter participado da transformação do país em nação que valoriza o povo. Essa transformação do país vai levar a menos desigualdade e mais oportunidades para todos”, completou.

Entre as prioridades da sua gestão, estarão: fomento ao crédito, em especial o rural, mas de forma criteriosa; apoio à agricultura familiar; fomento ao empreendedorismo; fomento à educação e inclusão financeira; reforço do compromisso do banco com a sustentabilidade ambiental; e aceleração da transformação digital.

Em uma breve fala, o presidente Lula lembrou a importância da posse da paraibana no Banco do Brasil e ressaltou o simbolismo da posse de uma mulher no cargo após mais de 200 anos de história do banco. “Você não é obra do acaso. Você foi construída por gente que cuida de você”, disse. O presidente ainda opinou sobre a missão da instituição.

“Eu sei que o Banco do Brasil é um dos grandes financiadores do agronegócio, mas, no meu tempo, financiávamos também com muito orgulho os pequenos e médios produtores rurais. Porque são eles que mais colocam alimento na mesa de todos nós”, afirmou o presidente.

Nomeação

A nomeação de Tarciana Medeiros foi publicada em decreto no Diário Oficial da União (DOU) de ontem. Primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em toda a história da instituição.

A carreira da nova presidente do banco público começou em 1988. Na época, Tarciana trabalhava como feirante, dez anos depois foi professora.

Ela entrou no Banco do Brasil em 2000. Na empresa, ela trabalhou em cargos na rede de varejo, agências e superintendências. Medeiros também ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios, passando por unidades do Norte e do Nordeste, além do Distrito Federal.

Ela tem bacharelado em Administração de Empresas e pós-graduada em Administração, Negócios e Marketing; em Liderança, Inovação e Gestão; MBA em BI e Analytics em curso, além de possuir formação do Banco do Brasil para atuação em cargos de alta gestão executiva.

A mesma edição do DOU traz a exoneração de Fausto Ribeiro do cargo de presidente do Banco do Brasil.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06