Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colunistas > Paraíba: todos os cantos (por Teresa Duarte) > Cabaceiras, Corpus Chisti, Campina Grande, Cabedelo e Monteiro | 27/05/2022

Notícias

Cabaceiras, Corpus Chisti, Campina Grande, Cabedelo e Monteiro | 27/05/2022

por publicado: 27/05/2022 08h51 última modificação: 27/05/2022 08h51

por Teresa Duarte*

Cabaceiras (Foto Teresa Duarte)

Este ano, a 23ª Festa do Bode Rei traz uma grande novidade na sua programação: a exposição fotográfica com o tema Cenário de Cores, dos Retratos do Cariri. Rico em beleza natural, com cores marcantes que definem o clima local e a cultura nordestina, a região do Cariri paraibano é explorada pela publicitária e fotógrafa Nara Macêdo. Vários pontos dessa exposição vão estar espalhados pelas ruas de Cabaceiras nos dias 3, 4 e 5 de junho. A ideia é levar a arte da fotografia para o público, ao ar livre. A exposição tem a curadoria de Sóstenes Lopes (fotógrafo e professor de Arte e Mídia /UFCG) e é parte do projeto, que teve início com a divulgação do perfil no Instagram @osretratosdocariri.

Corpus Chisti

O feriado de Corpus Christi, que ocorre no dia 16 Junho, deve lotar João Pessoa de turistas. Essa expectativa do trade turístico é reforçada com os dados divulgados pelo metabuscador de viagens KAYAK, que apontou que a capital paraibana é o oitavo destino mais buscado pelos brasileiros para aproveitar o feriado prolongado e o quarto do Nordeste. A pesquisa foi feita na base de dados do KAYAK buscando por voos de ida e volta saindo de todos os aeroportos do Brasil. Foram consideradas buscas feitas entre os dias 03 a 10 de Maio deste ano, para viagens entre 15 e 20 de Junho. Além de João Pessoa, quatro outras capitais nordestinas formam o Top 10: Salvador, Recife, Fortaleza e Maceió. São Paulo foi o destino mais buscado.

Campina Grande (Foto: Teresa Duarte)

Começou na última terça-feira (24) a programação do São João 2022 no Partage Shopping, em Campina Grande. Entre as atividades estão exposições culturais, apresentações musicais e encontros de quadrilhas juninas. A programação tem início com a abertura do Memorial do Maior São João do Mundo, que resgata imagens de pontos como o Parque do Povo, e de quadrilhas juninas, cartazes de programações antigas, além de registros em jornais e revistas. Serão 180 quadros, além de um espaço destinado à religiosidade. O espaço fica aberto até o dia 30 de junho, das 10h às 20h.

Cabedelo

Os festejos juninos de Cabedelo terão como grande novidade para turistas e paraibanos o Trem do Forró. A atração entre os trilhos seguirá o mesmo formato de sucesso da rota Campina Grande – Galante, que atraia milhares de pessoas todos os anos mas que, por questões técnicas, não poderá ser realizada em 2022. Nos dias 18 e 25 de junho, uma locomotiva com cinco vagões – todos decorados – sairá da Estação Ferroviária, em João Pessoa, seguindo até a Estação Jacaré, em Cabedelo. O percurso será feito em cerca de duas horas, período em que as pessoas poderão se deliciar com sanfoneiros, que colocarão todos para dançar o verdadeiro forró pé de serra.

Monteiro (Foto Teresa Duarte)

Unindo em suas tramas singulares, a cultura, a história e as tradições do Cariri paraibano, a renda renascença se tornou, na última segunda-feira (23), um símbolo internacional do artesanato da Paraíba. Isso porque o município de Monteiro conquistou, de forma inédita no Brasil, o título de Cidade Mundial do Artesanato para a Renda Renascença. O reconhecimento, chancelado pelo Conselho Mundial de Artesanato, é fruto de um trabalho realizado através de parceria entre o Sebrae Paraíba, Governo do Estado e Prefeitura de Monteiro, que com o apoio de outras instituições conduziram o processo de candidatura da cidade.

 *Coluna publicada originalmente na edição impressa de 27 de maio de 2022.

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41