Notícias
Semana Sivuca tem live no Instagram da Funesc e tributo no programa Espaço Cultural
Um dos maiores nomes da música no mundo, o paraibano Sivuca, faria 90 anos de idade nesta terça-feira (26). Para lembrar a data, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) vai realizar duas ações em homenagem ao mestre. Hoje, a partir das 17h, haverá uma live transmitida pelo perfil da Funesc no Instagram.
Já na quinta-feira (28), das 22h até meia-noite, o programa Espaço Cultural fará um tributo ao 'cabelo de milho', com canções do maestro e entrevistas com músicos e pesquisadores.
A live desta terça-feira será mediada pelo músico Jader Finamore e contará com Rucker Vieira, Luiz Carlos Durier e Lucas Carvalho. Rucker é integrante do Quinteto Uirapuru (que gravou um disco com a obra de Sivuca). Durier teve a honra de reger o concerto de Sivuca com a Orquestra Sinfônica da Paraíba. E o acordeonista Lucas Carvalho é pesquisador da obra do mestre.
O ano de 2020, na Paraíba, é de homenagens a Sivuca, músico que se destacou nacionalmente como maestro, instrumentista, cantor e compositor. Não à toa, esse é o “Ano Cultural Mestre Sivuca”, no qual serão realizadas diversas atividades culturais (neste momento, através de plataformas digitais e dos meios de comunicação).
Nascido em Itabaiana, Agreste paraibano, Sivuca fez sucesso pelo país com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Ao lado de sua esposa e também cantora, Glória Gadelha, compos um de seus maiores sucessos, “Feira de Mangaio”, eternizada na voz de Clara Nunes. Morreu, aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, do qual se tratava desde 2004.