Notícias
CBTU pede ao DER o acesso do Passe Legal nos trens urbanos
O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba em reunião da sua diretoria com outros órgãos ligados ao transporte urbano de passageiros na região metropolitana de João Pessoa para a elaboração de um estudo, visando atender pleito da Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Paraíba, para garantir o acesso ao sistema de bilhetagem eletrônica do Passe Legal nas estações ferroviárias. Após uma ampla discussão dos dirigentes dos órgãos presentes, ficou definida a data de 18 do corrente mês para nova reunião quando poderá surgir uma decisão.
O Superintendente Carlos Pereira de Carvalho e Silva abriu a reunião e disse que o papel do DER é intermediar o pleito da CBTU junto ao Sindicato dos Transportes Urbanos, e também como órgão controlador dos transportes intermunicipais no Estado, inclusive dos valores das tarifas, estava propenso a colocar em discussão o pleito da CBTU, afirmando que existe um amplo apelo por parte da população, especialmente a de baixa renda, por tarifas mais baixas nos transportes de massa.
O economista da Gerência de Planejamento e Engenharia da CBTU, Carlos Alexandre Ataíde dos Santos, que esteve presente na reunião acompanhado de outros diretores da Companhia, disse que o apelo existe em razão do Passe Estudantil e Vale Transporte serem creditados no sistema do Sindicato, o qual sua utilização ainda não é permitida à CBTU. Caso a proposta seja aceita, os usuários dos trens urbanos poderão utilizar a bilhetagem do Passe Legal.
Ele explica que atualmente o usuário do trem paga 70 centavos, e a partir de domingo 1 real. A partir de março de 2020 a tarifa vai aumentar para 2 reais, conforme decisão da 15ª Vara da Justiça Federal de Minas Gerais, porém os serviços da CBTU serão ampliados com maior oferta de viagens, e redução do tempo de espera para 20 minutos, o que demandará maior procura dos usuários pelo Passe Legal.
Outra questão levantada pelo Economista é evitar que o passageiro tenha que utilizar dois cartões de bilhetagem na medida em que as empresas concessionárias de transporte público rodoviário já utilizam um sistema amplamente aceito pela população, o do Passe Legal.