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DER completa 73 anos com um patrimônio de quase 6 mil km de rodovias

Com um patrimônio de 5.772,1 km de rodovias, das quais 3.625,4 km pavimentadas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado da Paraíba está completando 73 anos de existência, nesta quarta-feira (26), sendo motivo de satisfação para todo o seu quadro funcional da ativa e aposentados. Dentro das comemorações haverá entrega de 10 novas camionetas para otimizar suas atividades e uma palestra na sexta-feira, (28) no auditório da Comseder, às 10 horas, para o pessoal do quadro de engenheiros, proferida pelas engenheiras Carol Aquino e Isabelli Vasconcelos, sobre o tema “Novo Sistema de Custos Referenciais (SICRO) – Principais Inovações e Alterações Metodológicas”.  

O DER foi criado no governo do interventor federal na Paraíba Odon Bezerra Cavalcanti por meio do Decreto Lei n.º 832 de 26 de junho de 1946, em decorrência da Lei Joppert que instituiu o Fundo Rodoviário Nacional. Tinha a forma jurídica de autarquia e estava subordinada à extinta Secretaria de Viação e Obras Públicas. O engenheiro Serafim Rodriguez Martinez foi o fundador e também o primeiro Diretor Geral do DER.

Juntamente com a sua criação, foi instituído o primeiro Plano Rodoviário Estadual,constituído por 969 km de estradas tronco e 385 km de estradas alimentadoras interligando todas as regiões do Estado. Nesse Plano se destacava a Estrada Central da Paraíba ligando Cabedelo a Cajazeiras, atual rodovia BR-230.

O Superintendente do DER, Carlos Pereira de Carvalho e Silva, afirmou que ao longo desses 73 anos de existência, o Departamento concretizou obras quer ficaram na história da Paraíba. Ele afirmou que nunca se construiu e pavimentou tantas estradas na Paraíba como nos últimos oito anos.

“Somente em números foram 2.600 quilômetros de pavimentação em oito anos, que é um recorde absoluto; a terceira melhor malha rodoviária do Brasil, sendo a primeira do Nordeste. Obras fundamentais como Trevo das Mangabeiras, que considero a mais bonita obra de engenharia rodoviária da Paraíba, pela beleza arquitetônica, plástica, sem falar na resolução que ela trouxe para aquela área.

O Superintendente recordou que nos últimos anos, o DER tirou 54 cidades do Estado do isolamento através de obras que ligaram esses municípios aos principais centros paraibanos. “Ninguém chegava lá porque eram estradas de terra, cheias de lama, buraco e agora estão ligadas por asfalto”. O dirigente lembrou ainda que o Departamento é uma verdadeira escola para profissionais que se destacaram no Estado como Dorgival Terceiro Neto, que foi procurador do DER e chegou a ser governador do Estado e também o engenheiro José Carlos de Freitas, ex-diretor do DER, e chegou a ser ministro dos Transportes no Brasil. “O DER sempre foi uma escola que formou muita gente boa”, destacou.

O DER é uma autarquia estadual vinculada à Secretaria da Infraestrutura,com a função de executar a política de transporte definida pelo Governo do Estado, bem como planejar, construir, manter e operar o Sistema Rodoviário Estadual; gerenciar o Sistema de Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros e de projetar, construir e manter os aeródromos de pequeno porte situados no interior do Estado.

O desenvolvimento social e econômico da Paraíba se deu conjuntamente com a expansão da malha rodoviária estadual, atualmente constituída por 5.772,1 km de estradas e rodovias, dos quais 3.625,4 km são pavimentados e encontram-se em bom estado de conservação.

Ao longo desses últimos 73 anos o DER/PB transformou caminhos e veredas em modernas rodovias pavimentadas, que ampliaram fronteiras e integraram regiões. Participou e participa ativamente do desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida dos paraibanos oferecendo conforto e segurança aos que viajam pelo interior do Estado.

Com essa missão, o DER construiu as mais importantes vias de integração estadual,onde se destacam a rodovia BR-230 no trecho entre Campina Grande e Pombal; o Anel do Brejo, interligando as principais cidades da região como Alagoa Grande, Areia, Remígio, Solânea e Bananeiras; a Redenção do Vale do Piancó, que se inicia em Patos e vai até Conceição passando por Piancó, Itaporanga e Ibiara; implantou a Via Litorânea Sul, importante vetor de desenvolvimento para o setor de turismo do Estado; a Avenida Perimetral Sul; o Anel do Cariri e mais recentemente pavimentou, com elevado padrão técnico-operacional, a Rodovia da Reintegração, um antigo segmento da BR-230 com 70 km de extensão desde Assunção, passando por Salgadinho, Areia de Baraúna, Passagem, Cacimba de Areia, Quixaba até voltar a BR-230 nas proximidades de Patos.

Essas seis pequenas cidades do sertão paraibano que ficaram fadadas ao isolamento por mais de 50 anos agora têm uma real perspectiva de crescimento através da oportunidade de novos negócios e investimentos que irão gerar emprego e renda para a população local. Foram construídos, também, pontes,bueiros e pontilhões, além do Trevo das Mangabeiras, que veio resolver, de vez, todo o trânsito da zona sul de João Pessoa, além de manter sua atividade de manutenção das rodovias, do Litoral ao Sertão.

Dessa forma, a infraestrutura rodoviária estadual representa o mais importante patrimônio físico da Paraíba, cujo valor está avaliado em cerca de R$ 5 bilhões. Através dela foi assegurada a integração social, cultural, econômica e política do Estado. Por ela é escoada toda produção agrícola e industrial, bem como é responsável pela quase totalidade da movimentação dos paraibanos em busca de negócios ou de entretenimento e lazer.

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