Notícias
24 de maio é o Dia Nacional do Café: bebida é a mais querida entre os brasileiros
PROCON NOTÍCIAS
O dia 24 de maio é bastante especial, celebramos o Dia nacional do café, há quem não goste, mas a bebida é a queridinha dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo do café pelos brasileiros, só vem crescendo a cada ano, e em 2020, mesmo com a pandemia, o consumo desse grão aumentou 1,34% com relação ao mesmo período do ano anterior sem a pandemia.
Alguns podem nem saber a origem do café no nosso país, mas ele chegou em solo brasileiro no início do ano de 1727, na cidade de Belém do Pará, pelo português Francisco de Mello Palheta, que estava vindo da Guiana Francesa e trouxe algumas mudas da planta.
O café se tornou um símbolo da economia brasileira no século XVIII (ABIC) com o lucro gerado por suas lavouras, vários benefícios foram adquiridos para as cidades produtoras, como a construção das estradas de ferro e melhoramento de portos para escoamento da produção, além da criação de emprego e renda.
Hoje, o café continua sendo um importante gerador de divisas (US$ 2 bilhões anuais, ou 26 milhões de sacas exportadas ao ano), contribuindo com mais de 2% do valor total das exportações brasileiras, e respondendo por mais de um terço da produção mundial (EMBRAPA).
O Brasil ao longo do tempo foi adquirindo vários amantes do café, com isso, o consumo interno está continuamente crescendo e o nosso país conquistou também destaque como o que mais produz e exporta a bebida no mundo.
Aqui a produção do café ainda é bem lucrativa para o produtor, pois além do consumo interno, o Brasil ainda desponta como o maior exportador do grão (ABIC). Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de café de 2020/2021 deve oscilar de 57 e 62 milhões de sacas. Esse número representa um aumento de 25,8% na produção.
Seja do tipo coado, expresso, com leite, com chocolate, em capsulas, cappuccino, quentinho ou até os deliciosos cafés gelados, um cafezinho é sempre muito bem-vindo à mesa de todo brasileiro.