Notícias
AVIANCA REACOMODA OS VOOS DE 1053 PASSAGEIROS NA PARAÍBA, O PROCON-PB ESCLARECE O QUE O CONSUMIDOR DEVE FAZER
PESQUISA PROCON
A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor da Paraíba, Procon-PB, participou de uma videoconferência na tarde desta sexta-feira, 26, com representantes da empresa aérea Avianca Brasil, Anac, e os órgãos de defesa do consumidor de todo o Brasil para tratar sobre a situação ocasionada pelos voos cancelados.
De acordo com Avianca, que está em recuperação judicial, só na Paraíba foram 21 voos cancelados e 1.053 passageiros reacomodados em outros voos. Segundo a empresa, os consumidores estão sendo notificados pelos canais de comunicação da companhia e pelo telefone.
A superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, disse que a Avianca Brasil deve divulgar amplamente os voos alterados e cancelados: “Comunicar previamente aos passageiros para evitar que se desloquem ao aeroporto. A campanhia deve oferecer alternativas de reembolso dos valores pagos, com atualização monetária, reacomodação dos passageiros em voos de outras campanhias aéreas; ou executar o serviço através de outra modalidade de transporte”, explicou Késsia.
Ela disse ainda que a empresa aérea é obrigada a fornecer auxílio em caso de atrasos de voos ou cancelamentos. A partir de uma hora a empresa é obrigada a comunicar aos passageiros por telefone ou internet; duas horas de atraso, já deve auxiliar o consumidor na alimentação. Se o voo atrasar mais de quatro horas, a campanhia deve oferecer hospedagem e translado para o hotel ou a casa do consumidor; salientou a Superintendente do Procon-PB.
Para o consumidor conseguir o reembolso, a Avianca disponibilizou um link em que o passageiros preenche um formulário e pode resolver diretamente com a empresa: só acessar o endereço: www.avianca.com.br/reembolso
Para saber quais voos foram alterados ou cancelados, acesse:
www.anac.gov.br/publicacoes/dicas_anac_atrasos_e_cancelamentos_web.pdf
Outros esclarecimentos o consumidor pode ligar para 151; reclamação pode ser feita no site do Procon-PB.